Navegar para Cima

Notícias

Consciência ambiental

29/08/2019
Nosso jeito de educar
Projeto estimula o sentimento de pertencimento e cuidado com o meio ambiente

​​​Uma árvore não tem frente, nem costas. Cresce para todos os lados como se quisesse abraçar e acolher todos que estão a sua volta. Como sensibilizar e conscientizar as gerações futuras, da importância deste ser vivo para o meio ambiente, e manter atitudes que promovam a preservação do mesmo?  

Foi pensando nisso que a turma 112, 1º ano EF, iniciou um projeto de pesquisa que atenta sobre essas questões, de forma lúdica e educativa, promovendo e despertando novos olhares para as árvores e plantas que tem papel fundamental na constituição daquilo que somos e vivemos.

Entre os objetivos da pesquisa científica estão o despertar a consciência para a necessidade da preservação ambiental, apreciação da natureza, reconhecimento das partes de uma árvore e o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e cuidado com o meio ambiente.

Tudo começou com a curiosidade e questionamentos dos estudantes, em relação às árvores e demais plantas que constituem os espaços do nosso ambiente escolar. surgiram questionamentos como: “Como as árvores podem ser tão grandes, se elas não tem boca?",  “Quem dá comida para elas?" e “Árvore tem idade?".

Com isso surgiram as primeiras ações de visitas a laboratórios, realização de experiências e pesquisas.  O plantio de girassóis, no jardim da escola, e a construção de terrários abertos e fechados, retrataram as necessidades vitais destes seres vivos e os benefícios que nos proporcionam. Com a observação das amostras de madeira, com os anéis de crescimento de algumas árvores, foi possível calcular a idade das mesmas. O acompanhamento dos processos foi sendo registrado e oportunizaram novas descobertas para a turma que a cada semana se envolveu mais nas ações propostas.

“O projeto desenvolveu a conscientização de que é importante cuidarmos do local em que vivemos e que pequenas ações podem resultar em ganhos significativos para as árvores, pessoas e meio ambiente. Tendo em vista os bons resultados, não vemos como o final de um projeto, e sim a continuidade do mesmo para além dos jardins da escola. ", destaca a professora Magali.

Os pais puderam prestigiar a turma na Mostra de Iniciação Científica do Colégio, realizada em agosto. Confira abaixo alguns registros sobre o projeto.

botao_site.png​​