Conclusão da Educação Infantil

21/12/2020
Estudantes do Nível 3 encerram o primeiro ciclo da vida escolar

​​​​A passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental marca um processo importante da vida escolar de nossos estudantes, que passam a descobrir novos desafios a partir do mundo da escrita e da leitura.

Para marcar o encerramento desse ciclo, as famílias e estudantes do Nível 3 da Educação Infantil participaram, no último sábado, 19/12, de um drive-in celebrativo. O evento ocorreu no estacionamento do Colégio, em frente à Recepção Principal, onde educadores fizeram o envio de seus estudantes para a nova fase do processo de ensino e aprendizagem.

Durante o encontro, as famílias recordaram, junto de seus filhos, a caminhada percorrida durante os primeiros anos no Marista Champagnat. Além da homenagem realizada pelas professoras, equipe diretiva e coordenação, ao final da cerimônia, todos, permanecendo dentro de seus carros, receberam a bênção conduzida pelo Padre Maico Pezzi, acompanhado dos personagens que representaram São Marcelino Champagnat e a Boa Mãe.

​​ Texto auxiliar da imagem

Personagens de São Marcelino Champagnat e a Boa Mãe

​​Sobre a Educação Infantil do Marista Champagnat

Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos) , cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solid ariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacio nam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.