Navegar para Cima

Notícias

Conectados com o bem-estar emocional

29/05/2020
Saúde
Realizamos lives para a comunidade escolar com foco na saúde mental em tempos de coronavírus.

O cenário apresentado pela pandemia do novo coronavírus tem sido desafiador e, a cada dia, desde a suspensão das atividades presenciais no Marista Champagnat em 17 de março, nossos educadores tem se reinventado com as aulas online.

Sabemos que são muitas novidades e desafios, mas a parceria entre família e escola em prol dos nossos estudantes é fundamental para que possamos garantir a formação integral. Para além dos resultados acadêmicos, o Marista Champagnat se preocupa com o bem-estar de suas crianças e jovens.

Pensando nisso, semanalmente nosso Serviço de Pastoral Escolar oportuniza mensagens reflexivas, com atividades e dicas para o desenvolvimento de uma rotina saudável. O Serviço de Orientação Educacional do Colégio também tem mantido contato permanente com as famílias e estudantes, buscando orientar e auxiliar nossa comunidade durante este momento delicado.

O Marista Champagnat oportuniza às famílias e estudantes lives gratuitas com convidados especialistas da área da saúde. No dia 7/5, nossos estudantes do 3º ano do Ensino Médio assistiram à palestra "Novos horizontes: estou me preparando para o Enem". Com a participação da psicóloga Valéria Fagundes, nossos concluintes receberam dicas de como lidar com a ansiedade e estresse na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, especialmente neste novo formato de rotina escolar.

No dia 21/5, com o tema "Inteligência emocional em tempos de isolamento social", com a psicóloga Ligia Ziegler, famílias e estudantes conheceram algumas técnicas de respiração e outras formas de gerenciar melhor suas emoções e desenvolver resiliência.

E, no dia 28/5, foi a vez da nossa comunidade escolar entender melhor como as atividades online interferem na vida dos nossos estudantes, habituados com as aulas presenciais. O tema "Repercussões do isolamento social nas aprendizagens de crianças e adolescentes" foi conduzido pela psicóloga Gabriella Howes Langer.

Educação marista

Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​​