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Conheça o Novo Ensino Médio Marista

17/08/2021
Nosso jeito de educar
A partir da legislação das mudanças curriculares, nossos estudantes terão espaços curriculares flexíveis e diversificados que contribuirão ainda mais para a construção de seus projetos de vida

​Estamos começando uma nova fase em nosso Ensino Médio, a qual objetiva fortalecer a formação integral e o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. A partir das determinações da Lei 13.415/2017, que prevê a implementação de mudanças curriculares em instituições públicas e privadas de educação até 2022, construímos uma proposta totalmente alinhada com a nossa premissa de aliar excelência acadêmica à formação em valores, reunindo conteúdos pedagógicos e as necessidades dos jovens.

De acordo com a supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Camila Fabis, o planejamento para a mudança curricular começou há três anos. “Temos um projeto, desde 2018, com o objetivo de implementar o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. Entre as ações do projeto, estava o desenvolvimento de um curso de extensão, em parceria com a PUCRS, que envolveu mais de 500 educadores maristas em um movimento de estudo, desenvolvimento e capacitação acerca das mudanças do Ensino Médio”, comenta. 

Como será o Novo Ensino Médio Marista

Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos. 

A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais. 

Os Itinerários Formativos serão estruturados a partir da combinação de áreas de conhecimentos integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões: 

  • Núcleos de Aprofundamento: o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de conhecimento a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão 15 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.

  • Percursos Investigativos Optativos: esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.

Percursos Investigativos: 5 opções de escolha 

A partir de temáticas que possam despertar o interesse nos estudantes, serão ofertadas, 5 possibilidades de percursos: Processo criativo autoral nas múltiplas linguagens, Educação Financeira e sustentabilidade, Cultura Digital: criação e interação, Ciências da saúde e da vida, O mundo do Século XXI: cultura, relações internacionais e meio ambiente. A escolha para novos estudantes será feita por um link no momento da matrícula. Para quem está no Colégio há mais tempo, a escolha será realizada via portal da unidade e aplicativo Marista Virtual, no ato da rematrícula. 

Construção e renovação

Camila explica que o processo de implementação do Novo Ensino Médio Marista é, sobretudo, uma renovação curricular, visto que práticas bem-sucedidas desenvolvidas não serão abandonadas. “Nossa inovação se dará com marcas da tradição de mais de 200 anos de educação”, reforça. 

A vice-diretora educacional do Marista Champagnat, Shirley Sheila Cardoso, também destaca: “O novo Ensino Médio quer ser um espaço potente para nossas juventudes que proporcionará conhecimentos relevantes em espaços de diálogo, pesquisa e ampliação de repertórios. Nossos jovens trilharão caminhos diferentes e complementares nas suas jornadas formativas, para isso, motivaremos para que cresçam na autoria e no protagonismo”. 


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