Estamos começando uma nova fase em nosso Ensino Médio, a qual objetiva fortalecer a formação integral e o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. A partir das determinações da Lei 13.415/2017, que prevê a implementação de mudanças curriculares em instituições públicas e privadas de educação até 2022, construímos uma proposta totalmente alinhada com a nossa premissa de aliar excelência acadêmica à formação em valores, reunindo conteúdos pedagógicos e as necessidades dos jovens.
De acordo com a supervisora pedagógica dos Colégios da Rede Marista, Camila Fabis, o planejamento para a mudança curricular começou há três anos. “Temos um projeto, desde 2018, com o objetivo de implementar o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. Entre as ações do projeto, estava o desenvolvimento de um curso de extensão, em parceria com a PUCRS, que envolveu mais de 500 educadores maristas em um movimento de estudo, desenvolvimento e capacitação acerca das mudanças do Ensino Médio”, comenta.
Como será o Novo Ensino Médio Marista
Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais.
Os Itinerários Formativos serão estruturados a partir da combinação de áreas de conhecimentos integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões:
Núcleos de Aprofundamento: o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de conhecimento a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão 15 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.
Percursos Investigativos Optativos: esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.
Percursos Investigativos: 5 opções de escolha
A partir de temáticas que possam despertar o interesse nos estudantes, serão ofertadas, 5 possibilidades de percursos: Processo criativo autoral nas múltiplas linguagens, Educação Financeira e sustentabilidade, Cultura Digital: criação e interação, Ciências da saúde e da vida, O mundo do Século XXI: cultura, relações internacionais e meio ambiente. A escolha para novos estudantes será feita por um link no momento da matrícula. Para quem está no Colégio há mais tempo, a escolha será realizada via portal da unidade e aplicativo Marista Virtual, no ato da rematrícula.
Construção e renovação
Camila explica que o processo de implementação do Novo Ensino Médio Marista é, sobretudo, uma renovação curricular, visto que práticas bem-sucedidas desenvolvidas não serão abandonadas. “Nossa inovação se dará com marcas da tradição de mais de 200 anos de educação”, reforça.
A vice-diretora educacional do Marista Champagnat, Shirley Sheila Cardoso, também destaca: “O novo Ensino Médio quer ser um espaço potente para nossas juventudes que proporcionará conhecimentos relevantes em espaços de diálogo, pesquisa e ampliação de repertórios. Nossos jovens trilharão caminhos diferentes e complementares nas suas jornadas formativas, para isso, motivaremos para que cresçam na autoria e no protagonismo”.