A primeira aula de Geografia do ano começou de uma forma diferente para os nossos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Sobre uma mesa foram expostos diversos objetos de estudos como vela, papel, torneira, cartão magnético, lâmpada e telefone. O objetivo foi despertar a curiosidade dos estudantes acerca da pergunta "como estes objetos resumem nossa história na
Terra?".
Exposição de objetos desenvolvidos ao longo da história propõe reflexão
Ao visualizarem as peças expostas, os estudantes foram convidados a refletir sobre as necessidades cotidianas que incentivaram a criação dos diferentes recursos utilizados ao longo da história. Além de determinarem a época em que o objeto foi criado, a atividade proporcionou a compreensão do contexto histórico e cultural e suas consequências para o planeta.
Para o professor Fábio Poletto Franco, a exposição dos objetos foi uma oportunidade para dialogar com os estudantes e despertar o pensamento crítico. "As tecnologias invadiram nosso cotidiano neste
início de século de maneira avassaladora. Compramos, sacamos dinheiro,
conversamos através da rede mundial de computadores. Doenças antes mortais, hoje são controladas por
medicamentos produzidos em laboratórios. Enfim, o conhecimento humano evolui
significativamente e por consequência das próprias necessidades cotidianas".
Sobre o Ensino Médio
Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.
Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.
Autonomia e protagonismo são pilares importantes da educação integral. Nesse sentido, os professores incentivam o diálogo entre os estudantes incentivando a formação de opinião e o pensamento crítico.