Navegar para Cima

Notícias

Conhecimento Científico: segurança e valorização da vida

02/12/2019
Educação
3º ano do Ensino Médio aprende sobre gestão adequada de riscos e prevenção de acidentes em projeto interdisciplinar

​​​​Como fazer uma gestão adequada de riscos para a prevenção de sinistros considerando normas de segurança: alimentar, elétrica, ambiental e técnica?​

Essa foi a pergunta proposta aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat pelos componentes curriculares de Biologia, Física e Química na sequência didática, projeto interdisciplinar que relaciona os conhecimentos por área do conhecimento.

Para aplicação dos conceitos foi apresentado aos estudantes um cenário fictício, que consistia em um prédio público que necessitava atualizar seu Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), pois estava com irregularidades. As falhas contemplavam problemas na rede elétrica, almoxarifados com produtos de higiene e limpeza inflamáveis e funcionários sem certificação de treinamento e manuseio de substâncias perigosas.

A partir da análise do cenário criado, os estudantes do Ensino Médio do Marista Champagnat responderam a questões específicas de cada componente curricular. Em Biologia, foi investigado como o contato com substâncias tóxicas e inflamáveis afeta o funcionamento do corpo, como minimizar, em caso de acidente, suas consequências e como proceder de forma segura a fim de diminuir os impactos fisiológicos e ambientais.​

No componente curricular de Física, os estudantes aprenderam o que é sobrecarga na rede, como evitar curtos-circuitos e utilizar com segurança extensores e réguas de energia a fim de evitar acidentes.

Qual a importância do uso adequado de materiais na construção de espaços públicos e privados na prevenção de incêndios? Quais são as substâncias inflamáveis, tóxicas ou que podem causar acidentes nos ambientes públicos? Essas foram algumas das perguntas realizadas no componente curricular de Física.​

Como produto final da sequência didática, trabalho que reúne os conteúdos trabalhados e conhecimentos adquiridos ao longo do projeto interdisciplinar, os estudantes produziram um fanzine, revista com matérias redigidas pelos próprios alunos.

Sobre o Ensino Médio

Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2020​, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.​​​


botao_site.png