Navegar para Cima

Notícias

Conhecimento para além da sala de aula

26/05/2020
Educação
Estudantes aprendem sobre Geometria Molecular com massinha de modelar e palitos de dente ou fósforo

​Você já pensou que massinha de modelar e palitos de dente ou fósforos podem lhe auxiliar na sua aprendizagem sobre geometria molecular?

Se ainda não havia pensado sobre isso, vamos lhe mostrar como é possível. Os nossos estudantes do 1º ano do Ensino Médio foram desafiados, através do Instrumento de Avaliação Formativo (IAF) de Química, a construir moléculas orgânicas e inorgânicas, utilizando como material massinhas de modelar coloridas e palitos de dente ou de fósforo. Na construção das moléculas, as massinhas de modelar representam os elementos químicos e os palitos as ligações covalentes que são estabelecidas entre os átomos, respeitando a geometria das moléculas. Todos os conhecimentos teóricos para auxiliar na elaboração do trabalho foram estudados durante as aulas.  

O objetivo da realização do trabalho sobre Geometria Molecular implicou em relacionar a geometria das moléculas com as suas polaridades, identificar os tipos de interações intermoleculares e, prever, por meio do tipo de ligação química e das interações intermoleculares, algumas propriedades das substâncias e suas aplicações. 

moléculas 1.PNG

O estudo das ligações químicas e da geometria molecular permite o estabelecimento de relações que evidenciam as propriedades dos compostos e suas aplicações. A geometria molecular é um dos fatores mais importantes para a determinação das propriedades da substância, tais como polaridade, pontos de fusão e ebulição, solubilidade, dureza, entre outras. 

A entrega desse IAF faz parte das avaliações realizadas com base nos estudos domiciliares de nossos estudantes, que mesmo em período de isolamento social, seguem com suas rotinas de estudos através de aulas online com os professores e atividades complementares. 


Sobre o Ensino Médio

Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2020, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.