Navegar para Cima

Notícias

Corações voltados para o bem

02/09/2020
Nosso jeito de educar
Estudantes adaptam ações solidárias no ambiente virtual

​O dia 28 de agosto marca o Dia Nacional do Voluntariado, data destinada para celebrar e homenagear aqueles que se dedicam a uma missão de amor. No Colégio Marista Champagnat, o grupo do Voluntariado é composto por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino médio, e tem o objetivo de contribuir com a construção da cultura da solidariedade. 

Com a oportunidade de construir uma sociedade onde valores como respeito, cuidado e amor ao próximo predominam, os nossos jovens voluntários realizam diversas ações durante o ano, desenvolvendo o olhar atento às diferentes realidades da humanidade. 

Vivemos um período diferente, que propõem novas formas de convívio, mas mesmo distantes, a solidariedade e o amor ao próximo não podem parar. Dessa forma, uma das ações realizadas durante a pandemia foi o encontro virtual com o Lar de Idosos Gustavo Nordlund, instituição localizada em Porto Alegre. Nossos voluntários proporcionaram aos idosos um momento de muita animação, música, valorização, diálogo e troca de afeto. 


​​ Texto auxiliar da imagem

Idosos prestigiando apresentação musical 

Além disso, no dia Nacional do Voluntariado, nossos estudantes participaram de uma partilha com outra unidade da Rede, o Colégio Marista João Paulo II, localizado na cidade de Brasília. O encontro proporcionou a troca de experiências sobre como é ser um Voluntário Marista, recordações sobre atividades realizadas pelas unidades, além de exercícios de meditação e reflexão.  

Para a estudante Sofhia Rogério “o encontro com o Marista João Paulo II foi incrível!  Foi um momento muito importante de troca de experiências, sentimentos e energias. Ter o contato com pessoas de diferentes localidades do Brasil é uma sensação muito boa, ainda mais quando conversamos sobre temas em comum e com uma grande importância no momento de pandemia. As trocas de ideias em relação as ações solidárias que podemos realizar mesmo em quarentena e a discussão sobre a transformação que o voluntariado traz para a sociedade, foram os momentos que mais me identifiquei e gostei, além da apresentação, onde pudemos conhecer melhor uns aos outros. Enfim, foi uma experiência muito boa e espero repeti-la novamente em breve".