Navegar para Cima

Notícias

Corretor externo de redação no Ensino Médio

04/05/2021
Preparação para o futuro
Estudantes do Ensino Médio do Marista Champagnat terão suas redações corrigidas por profissional externo com vistas à preparação para o Enem e vestibulares

​A produção textual é importante para a formação integral dos estudantes, além de ser determinante na fase final do ensino básico como passagem para a futura graduação. A redação compõe 50% da nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e é decisória nos processos seletivos – quando não o único instrumento avaliativo – das universidades em geral, incluindo-se a UFRGS.

Sendo assim, o Marista Champagnat contratou um profissional externo corretor de redação a fim de avaliar mais precisamente o desempenho dos nossos estudantes do Ensino Médio quanto ao texto dissertativo argumentativo. A iniciativa visa indicar a real nota de suas produções, sob o prisma das instituições citadas.

Para a professora de Língua Portuguesa e Produção Textual Patrícia Amaral, o projeto oportunizará aos estudantes o desenvolvimento de suas potencialidades no que tange ao texto escrito. "É um grande auxílio para a disciplina e uma conquista imensa para os estudantes e suas famílias, pois a correção externa mostra-se impessoal, dinâmica e pontual nas observações para o aprimoramento da escrita deste gênero tão cheio de minúcias estruturais quanto o dissertativo argumentativo", relata.

Nosso documento pedagógico, Matrizes curriculares da Educação Básica do Brasil Marista, da área de Linguagens, reforça a importância de propiciar espaços e momentos para a produção textual. "Ao estudante deve ser oportunizada a experiência de assumir sua própria voz, como protagonista na produção de textos coerentes, coesos, adequados ao interlocutor e às finalidades que apresentam, em conformidade com os temas propostos e com as características particulares de cada gênero". (Umbrasil, Pg. 48)

Como é atribuída a nota à redação no Enem?  

O avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos comporá a nota total, que pode chegar a 1.000 pontos.  

Qual o peso da nota de redação no desempenho final do Enem?  

A nota final do participante do Enem será a média aritmética das notas totais das provas das 4 áreas do conhecimento, mais a nota total da redação, divididos por dois. Portanto, a nota da redação equivale a 50% da nota final do Enem.

Como é atribuída a nota à redação na UFRGS?  

O avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 25 pontos para cada uma das 7 competências analíticas, mais a nota entre 0 e 25 da holística. A média das notas analítica e holística irá comporá a nota total, que pode chegar a 25 pontos.  

Qual o peso da nota de redação no desempenho final da UFRGS?  

A redação no vestibular UFRGS equivale a 50% da nota da prova de língua portuguesa, sendo esta a única a ter peso 3 para todos os cursos disponibilizados. portanto, a garantia de uma boa nota na redação é imprescindível para elevar o escore final do candidato.​​

Sobre o Ensino Médio do Marista Champagnat

​Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2021​, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.​​

Conheça outros diferenciais do Ensino Médio