Cuidado com a vida

01/07/2019
Institucional
Desenvolvemos um plano de evacuação escolar com estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

​​​Com o objetivo de promovermos  uma cultura de gestão de riscos e de desastres com a comunidade escolar a partir da mudança pessoal, firmamos parceria com a startup Pedra Circular, situada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Intitulado Começa Comigo, o projeto promoveu uma série de atividades que resultaram em um plano de evacuação escolar, criando um ambiente mais seguro e uma cultura de prevenção e resiliência.

O projeto iniciou em agosto de 2018 e o cronograma contemplou uma série de formações com os 180 educadores e 1.300 estudantes do Colégio. Com as famílias, foram propostos momentos de diálogo. As atividades foram conduzidas pelo CEO da Startup Pedra Circular, Abner Freitas.  ​

Todos os estudantes participaram das formações em preparação ao exercício

Na quarta-feira, 26/6, aconteceu o exercício de simulação de evacuação escolar. A atividade foi realizada em dois turnos, contemplando todos os estudantes, professores e colaboradores do Marista Champagnat. O momento foi conduzido pela equipe de educadores, pela equipe de Brigadistas do Colégio e pela Startup Pedra Circular. ​

Sobre o exercício de simulação de evacuação escolar ​

O exercício simulou uma evacuação completa do Colégio. Após um treinamento prévio feito individualmente por cada turma, todos os estudantes se deslocaram de forma orientada até o pronto de encontro pré-determinado, como ocorreria em uma situação real.

Após a realização do exercício, a equipe gestora do projeto ouviu estudantes e educadores e fez a análise das melhorias a serem feitas para a continuidade do projeto. Para 2020 já estão previstas novas formações e exercícios de simulação de evacuação escolar. Segundo Freitas, o modelo adotado tem como base as melhores práticas mundiais. “Uma das inspirações é o conjunto de recomendações do governo da Austrália, que considera essencial o engajamento de crianças e adolescentes na construção dos planos de evacuação", explica.

Nossa diretora, Simone Hahn, destaca que esse tipo de formação está diretamente conectado com o jeito marista de educar. “Com o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos e de desastres, acreditamos que cada membro da nossa comunidade escolar estará mais preparado para lidar com situações de perigo, fortalecendo o sentimento de cuidado e valorização da vida", destaca.​