Com o objetivo de promovermos uma cultura de gestão de riscos e de desastres com a comunidade escolar a partir da mudança pessoal, firmamos parceria com a startup Pedra Circular, situada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Intitulado Começa Comigo, o projeto promoveu uma série de atividades que resultaram em um plano de evacuação escolar, criando um ambiente mais seguro e uma cultura de prevenção e resiliência.
O projeto iniciou em agosto de 2018 e o cronograma contemplou uma série de formações com os 180 educadores e 1.300 estudantes do Colégio. Com as famílias, foram propostos momentos de diálogo. As atividades foram conduzidas pelo CEO da Startup Pedra Circular, Abner Freitas.
Todos os estudantes participaram das formações em preparação ao exercício
Na quarta-feira, 26/6, aconteceu o exercício de simulação de evacuação escolar. A atividade foi realizada em dois turnos, contemplando todos os estudantes, professores e colaboradores do Marista Champagnat. O momento foi conduzido pela equipe de educadores, pela equipe de Brigadistas do Colégio e pela Startup Pedra Circular.
Sobre o exercício de simulação de evacuação escolar
O exercício simulou uma evacuação completa do Colégio. Após um treinamento prévio feito individualmente por cada turma, todos os estudantes se deslocaram de forma orientada até o pronto de encontro pré-determinado, como ocorreria em uma situação real.
Após a realização do exercício, a equipe gestora do projeto ouviu estudantes e educadores e fez a análise das melhorias a serem feitas para a continuidade do projeto. Para 2020 já estão previstas novas formações e exercícios de simulação de evacuação escolar. Segundo Freitas, o modelo adotado tem como base as melhores práticas mundiais. “Uma das inspirações é o conjunto de recomendações do governo da Austrália, que considera essencial o engajamento de crianças e adolescentes na construção dos planos de evacuação", explica.
Nossa diretora, Simone Hahn, destaca que esse tipo de formação está diretamente conectado com o jeito marista de educar. “Com o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos e de desastres, acreditamos que cada membro da nossa comunidade escolar estará mais preparado para lidar com situações de perigo, fortalecendo o sentimento de cuidado e valorização da vida", destaca.