Cuidado e cidadania em foco

01/12/2020
Educação
Em parceria com a Fundação Thiago Gonzaga, estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat escrevem cartas, por um trânsito mais seguro e humano para todos

​​​O Colégio Marista Champagnat realizou em parceria com a Fundação Thiago Gonzaga, o Workshop Vida Urgente - Mobilidade e Cidadania, atividade que busca promover a preservação da vida e conscientizar para um trânsito mais seguro. Realizado de forma online com os estudantes concluintes do Ensino Médio, o evento contou com a participação de um dos idealizadores da Fundação, o professor Regis Gonzaga, que abordou sobre cidadania e protagonismo juvenil em defesa da vida.

O workshop marcou o encerramento do diálogo promovido pela área de Ciências Humanas, a partir do livro “Qual o sentido? Reflexões sobre o sentido da vida a partir de Viktor Frankl”, de Luciano Marques de Jesus. A temática do livro propõe reflexões sobre a valorização da vida e o questionamento sobre o sentido da vida. Já a aula com o Vida Urgente aborda a valorização da vida sob o prisma da responsabilidade individual e coletiva.

Ao final da atividade, os alunos escreveram uma carta aos candidatos à prefeitura de Porto Alegre, solicitando melhorias e propondo novas alternativas para um trânsito mais seguro e humano. “Acredito que é preciso engajar nossos estudantes em temas como a responsabilidade social e trazer luz ao diálogo sobre a importância de exercer o papel de cidadão e cidadã, buscando participar da vida pública de forma crítica, responsável e consciente”, destaca a professora de Filosofia Fernanda Felix de Oliveira.

Para a estudante concluinte Gabrielle Trindade Bittencourt, presidente do Grêmio Estudantil Champagnat, a atividade foi um exercício de cidadania “Toda votação é, ao meu ver, um ato de esperança pela mudança. O ato de votar não começa apenas nas urnas, mas sim nas salas de aula, na escolha de um representante e nas votações dos grêmios estudantis. Eu, como presidente do Grêmio Estudantil do Marista Champagnat, vejo que é necessário estarmos sempre ligados nessas atitudes”, explica.

É fundamental trabalharmos com os estudantes temas como a valorização da vida, visto que para isso é necessário passar da esfera individual para o coletivo. Valorizar a vida é também valorizar o outro, cuidando e praticando boas ações”, pondera Fernanda.