A bagagem cultural de um povo é carregada de sentidos e características sociais e artísticas, que representam suas tradições e saberes, construídos ao longo do tempo. As danças e máscaras são elementos culturais africanos, que expressam seus costumes e crenças.
Esses importantes símbolos foram tema da aula proposta pela área do conhecimento de Linguagens do 7º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat. A partir análise da cena do baile de máscaras do filme Romeu e Julieta, os estudantes realizaram uma releitura, produzindo máscaras africanas com material reciclado e tinta.
Após a construção das máscaras, o 7º ano do Ensino Fundamental se dividiu em grupos e elaborou e gravou uma coreografia, inspirada nas danças africanas. A gravação, de pelo menos 1 minuto de duração, foi produzida de forma individual para manter o distanciamento social.
A atividade e trabalho proposto pela área do conhecimento de Linguagens proporcionou a interdisciplinaridade dos componentes curriculares de Arte, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física, resultando em muita pesquisa e aprendizados.
Em Arte, os estudantes analisaram o contexto social da obra de arte, a música e influência negra, arte moderna e gravuras africanas. Em Língua Portuguesa, o 7º ano EF aprofundou estratégias de leitura, elementos de coesão e coerência e recursos expressivos da linguagem figurada. A acolhida às diversidades de culturas e dos diversos discursos e a comunicação com gêneros textuais foram os conteúdos trabalhados na disciplina de Língua Inglesa. E em Educação Física, os estudantes reconheceram na prática as expressões criativas das danças e os gestos corporais que diferenciam as danças populares brasileiras e africanas.
Para inspirar os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat, os professores produziram suas próprias máscaras e coreografia africana e gravaram um vídeo. Confira.
Sobre os Anos Finais do Marista Champagnat
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.
Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2021 , contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.