Navegar para Cima

Notícias

Curtas Champagnat 2019

03/10/2019
Educação
Estudantes produzem curta-metragens que são apresentados na 13ª edição do Curtas Champagnat

​​​​​​​No ano de 2019 ocorreu a 13ª edição do projeto Curtas Champagnat, evento que consiste na premiação de curta-metragens elaborados por estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Criado no ano de 2005, o Curtas é um projeto interdisciplinar da área de conhecimento de Linguagens que propõe a adaptação  de contos literários de Machado de Assis para filmes de 7 a 10 minutos, produzidos e estrelados pelos próprios estudantes.

O conteúdo de Machado de Assis é abordado durante o 2º trimestre pelos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Em paralelo, nos componentes de Produção Textual, Língua Espanhola e Língua Inglesa, nossos estudantes são orientados na produção dos roteiros, realizando adaptações de linguagem e a tradução dos textos. No componente curricular de Arte, as equipes participam de oficinas de dicas de captação e edição de imagem e constroem os cartazes dos filmes.

Aqui no Marista Champagnat, através da educação baseada na excelência, nossos jovens estudantes são estimulados a desenvolver o espírito empreendedor e artístico através da criação de vídeos, desenvolvimento de roteiros e o uso de diferentes tecnologias para a produção de seus curta-metragens.

Ao longo do período de desenvolvimento, os estudantes foram incansáveis na busca pela melhor adaptação dos contos de Machado de Assis e na produção e edição dos seus curtas. Até a noite da premiação, o projeto pedagógico passou por três momentos avaliativos: a avaliação pedagógica dos professores, a avaliação técnica de jurados externos e o voto popular para a categoria melhor filme, realizado na noite do evento pela comunidade escolar.

Para a revelação dos grupos vencedores, foi realizado um evento no Teatro do Prédio 40, na PUCRS, onde estudantes e familiares puderam assistir cenas de todos os curta-metragens criados e prestigiar a revelação dos vencedores.

Para abrilhantar ainda mais a noite, o evento contou com a presença da Banda Instrumental do Colégio Marista Champagnat, composta por estudantes, além da Banda Dia Letivo, formada por um grupo de cinco professores do Colégio. ​

botao_site.png