O projeto De onde vêm os alimentos está sendo realizado desse agosto com a turma N3B, da Educação Infantil, e continua proporcionando atividades com o objetivo de envolver nossos estudantes na busca constante pelo conhecimento e incentivá-los a pesquisar e investigar fatos do seu cotidiano, neste caso, a alimentação.
Através de vivências e experiências, por meio de propostas lúdicas, envolventes e significativas as crianças exploram diferentes fontes de estudo desenvolvendo assim, o seu protagonismo e a aprendizagem individual e com o outro. As ações que integram o projeto proporcionam saberes sobre o processo de origem e cultivo dos alimentos e o entendimento de como eles chegam até a nossa mesa.
Atividade de observação e registro dos alimentos, na horta
Uma das atividades da última semana foi a realização do plantio de sementes e mudas de legumes e verduras, com o auxílio do agrônomo Lauri Lourenço Radünz, pai do estudante Lucas. Após o plantio a turma foi estimulada a cuidar da horta e visitá-la diariamente, para que pudessem fazer as observações e acompanhar a germinação das sementes. Dessa forma os estudantes puderam acompanhar e se envolver em todas as fases do processo, desde a origem dos alimentos até a o momento de estarem prontos para o consumo.
A proposta foi finalizada com a colheita, higienização e preparo de alguns alimentos como alface roxa e rabanete para a confecção de sanduíches, preparados pelos próprios estudantes.
Produção de sanduíches com os alimentos da horta
O projeto segue em andamento e a cada dia proporciona às crianças a reflexão sobre os lanches trazidos para a escola e aos hábitos de alimentação adotados pela família. Eles estão cada dia mais curiosos sobre origem e importância dos alimentos para a saúde.
"A escola é um lugar de relação entre o dentro e o fora permitindo que a criança contemple a natureza, sinta o cheiro da grama molhada, a brisa do vento, o respingo da chuva, o calor do sol, interrogue sobre a queda das folhas das árvores, o som do trovão, o caminho das formigas, o canto dos pássaros, enfim um lugar que provoca o olhar das crianças para o mundo e os fenômenos que surgem diariamente." (Diretrizes da Educação Infantil página 88).