Navegar para Cima

Notícias

De onde vem o papel?

28/08/2019
Nosso jeito de educar
Projeto possibilita descobrir a origem do papel e sua importância na história da humanidade

​​​​O projeto De onde vem o papel? surgiu através de uma conversa entre os estudantes da turma 115, 1º ano EF, em que demonstraram interesse pelo assunto e curiosidade em saber sobre a origem do papel colorido.

A partir de questionamentos como: “Como se faz papel?" e “Para que serve o papel?" a turma iniciou sua pesquisa para descobrir essas respostas e muitas outras.

Após registradas as ideias dos estudantes sobre os seus saberes já existentes e os desejos de descobertas sobre o tema, percebeu-se a necessidade da busca pelo conhecimento sobre a origem do papel e consequentemente, a sua história.

O principal objetivo para a realização do projeto foi incentivar os estudantes na busca constante pelo conhecimento através da pesquisa e da investigação por meio de propostas lúdicas envolventes e significativas, explorando diferentes fontes de estudo.

Para a realização do projeto, foram planejadas atividades que contribuíssem para estudo e compreensão da história e produção do papel. Foram utilizados livros didáticos, recursos visuais, materiais pedagógicos tais como argila e diferentes tipos de papeis, realizadas pesquisas, com o auxílio das famílias, investigação na robótica, para imaginar construções de fábricas de papel e experiências no laboratório de ciências.

Segundo a professora Rosenir Siqueira, o projeto possibilitou descobertas não só sobre a história do papel, mas também despertou questionamentos sobre a história de outros objetos. O projeto oportunizou a reflexão sobre a valorização de materiais que temos disponíveis, em abundancia, em nosso meio e nos mostrou o quanto cada um de nós é responsável pela utilização consciente dos mesmos. Foi lindo ver o envolvimento dos estudantes e a alegria a cada novo saber adquirido.​

O resultado das aprendizagens foi apresentado para as famílias na Mostra de Iniciação Científica do Colégio, realizada em agosto. Confira abaixo algumas imagens do projeto:​.

botao_site.png