Descobertas e experimentos são incentivados no Clube de Ciências

08/04/2022
Preparação para o futuro
Projeto objetiva tornar estudantes em jovens cientistas

​Melhorar o ensino de ciências, incentivar jovens cientistas e transformar o aprendizado em diversão são alguns dos objetivos do Clube de Ciências. Esse projeto, em parceria com a PUCRS, nasce do desejo de envolver os estudantes no mundo da ciência desde cedo. A parceria já dura mais de 12 anos, sendo o Bioclub de Ciências Champagnat a primeira escola a ser convidada. Inicialmente, as aulas eram ministradas no Laboratório de Biologia da Universidade.

Este ano, as aulas serão realizadas no Laboratório de BioQuímica do Colégio Marista Champagnat, atendendo um grupo de 43 estudantes atualmente, do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental. A proposta do Clube é realizar projetos científicos ao longo do ano, onde os jovens possam pesquisar, discutir e desenvolver experimentos em sua área de interesse.

No primeiro dia do nosso Clube de Ciências, nesse ano, além da experiência, os estudantes produziram uma Carta de Intenções relatando o que pretendem aprender e desenvolver ao longo do ano. “As cartas foram muito importantes para analisarmos os interesses dos alunos e utilizarmos esse subsídio para iniciar seus estudos", comentou Larissa Cabral, instrutora do projeto.

No ano passado, foi realizada uma investigação criminal em uma sequência de aulas, em que os estudantes tiveram que analisar documentos e amostras, correlacionar com os dados obtidos e formular hipóteses. "Meus objetivos de ensino são incentivar e estimular o interesse pela ciência, estudar e pesquisar temas de seu interesse e responder às suas perguntas", explicou.

Além dos projetos desenvolvidos no Laboratório do Colégio, há uma série de atividades que podem ser realizadas no Laboratório da PUCRS. E todo esse processo e parceria, culmina em Uma Noite no Museu, evento realizado no final do ano pelo curso de graduação de Biologia da Universidade, onde os estudantes passam a noite inteira no Museu da PUCRS.