O que será que acontece no nosso Colégio quando ele está vazio? Esse foi o questionamento que inspirou as turmas da Educação Infantil do Marista Champagnat a desenvolverem suas apresentações para o 12º Festival de Inverno.
O Festival de Inverno da Educação Infantil é um espetáculo que ocorre anualmente, onde os estudantes realizam belíssimas apresentações para as suas famílias, representando o conhecimento das múltiplas linguagens desenvolvidas durante o primeiro semestre letivo.
Baseados no livro Cadu e os mistérios do Colégio, do autor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum, os estudantes buscaram descobrir os mistérios do Marista Champagnat. A obra retrata a história sobre o que acontece no Colégio quando ele fica vazio. Durante as aulas online, nossos estudantes receberam a visita do autor do livro e junto dele a das professoras iniciaram a investigação.
Ao longo do tempo, descobriram que a nossa escola quando fica vazia, é povoada por diferentes animais que realizam algumas atividades por lá, além de dois professores muito especiais: o Professor ET e a Profada, interpretados no evento pelo professor de Música Vinícius e a Monitora de Aprendizagem Anita, ambos do corpo docente da Educação Infantil.
E foi assim que iniciamos a construção do nosso Festival de Inverno online. Cada turma recebeu personagens para interpretação e, com o auxílio das famílias, os estudantes gravaram as suas cenas. Ao final, cada cena individual fez parte de uma composição maior, que deu cor e vida aos mistérios do Colégio. O evento ocorreu no dia 12 de setembro e contou com a participação de mais de 90 pessoas, entre famílias e educadores, conectadas para prestigiar os nossos estudantes.
Sobre a Educação Infantil
Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos), cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.
Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.