Navegar para Cima

Notícias

Dia de São José

19/03/2021
Espiritualidade
No dia 19 de março, celebramos o dia de São José, reconhecido por ser sinal de fortaleza e ternura, carregando o olhar de zelo e amor

No dia 19 de março, celebramos o dia de São José. Inspirados nas palavras do Papa Francisco: "Em São José vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão", recordamos o escolhido por Champagnat para ser o Patrono da missão marista no mundo. Homem justo, trabalhador e exemplo de pai, São José é reconhecido por ser sinal de fortaleza e ternura, carregando o olhar de zelo e amor.

A data está marcada pelo período de introspecção, vivenciado pela Quaresma. São José nos desperta para reflexão sobre a importância de um olhar fraterno em nossos ambientes de missão. Mais do que isso, nos apresenta a necessidade em olhar para nós mesmos e para o outro, buscando o cuidado, a proteção. Assim, unidos em oração, desejamos que o amor, a serenidade e a humildade de São José sigam nos inspirando e nos enchendo de esperança para seguirmos sendo luz.

São José é citado nos evangelhos de Mateus e Lucas. Coube a ele zelar pela vida da família, escondendo-a no Egito, durante a perseguição de Herodes, e depois sustentando-a no vilarejo de Nazaré.

Um ano para São José

Em dezembro de 2020, o Papa Francisco nomeou o ano de 2021 como o ano de São José. Através da Carta Apostólica Patris Corde, que significa Coração de Pai, o documento nos convida a conhecer melhor o pai adotivo de Cristo, refletir sobre a sua importância na caminhada da Igreja e perceber o papel do homem humilde, que acolheu, educou e acompanhou Jesus.