Navegar para Cima

Notícias

Dia nacional de Ação de Graças

28/11/2019
Espiritualidade
Estudantes e comunidade escolar participam de atividades e exercícios de gratidão no dia de Ação de Graças

​​​​Na quinta-feira, 28/11, foi celebrado o Dia Nacional de Ação de Graças. Para esse momento especial, nós, do Colégio Marista Champagnat, preparamos algumas atividades reflexivas para que nossos estudantes e educadores pudessem pensar sobre os motivos que tem para agradecer.

Iniciamos nossas programações na noite do dia 27/11, com a celebração da Missa de Ação de Graças na capela do Marista Champagnat. Toda comunidade escolar foi convidada a participar desse momento de fé e oração em comunidade, prestigiando a participação especial dos estudantes do Turno Integral. Entre os dias 25 a 27/11, deixamos disponíveis nas recepções do Colégio duas caixinhas, onde pais, estudantes e educadores eram convidados a registrar os seus agradecimentos, que foram ofertados ao altar durante a celebração. 

Para o Dia de Ação de Graças, nossos estudantes e educadores foram convidados a vestir branco, simbolizando a paz e a harmonia, e a trazer um lanche para compartilhar durante os intervalos de aula, prestigiando a apresentação da Banda Instrumental do Colégio Marista Champagnat. Foram momentos reflexivos em que agradecemos de forma alegre e intensa por todas as graças e bênçãos derramadas durante o ano, além de agradecer também por aqueles momentos que não foram tão bons, mas que serviram de aprendizado. 

Como forma de registrar as intenções, cada turma do nosso Colégio recebeu um pedaço de tecido, onde puderam escrever quais os seus motivos para agradecer. Ao final, confeccionamos uma grande bandeira da gratidão, que foi abençoada na missa de Ação de Graças e apresentada aos estudantes na confraternização. 

Para o Coordenador do Serviço de Pastoral, Anderson Pellisoli de Oliveira, “Quando paramos para pensar no que temos a agradecer, construímos um tempo fértil para nós, pois o exercício de agradecer convida a olhar para nossa subjetividade e perceber como ela é constituída. Para muitos a gratidão é pela ação do sagrado. Outros, agradecem pelas pessoas, rotinas e bens materiais que possuem. Outros reconhecem nas ações da natureza os presentes da vida. Muitos exercitam a resiliência. Em um mundo fragmentado e líquido, este exercício possibilita uma outra forma de estar em sintonia com o todo e perceber que não construímos nossa existência sem o outro. Assim, o dia de ação de graças na dimensão do projeto de vida contribui para o cultivo e constituição da subjetividade”.

Escola em Pastoral

Somos escola em Pastoral, onde temos o espaço do anúncio, do testemunho e da comunhão, da compaixão pela humanidade, do compromisso com as causas da justiça e da paz. Buscamos o desenvolvimento pleno de um ser humano em todas as suas dimensões, que esteja envolvido com a cultura do cuidado e da solidariedade.