Navegar para Cima

Notícias

Dicas práticas para ser um bom líder

07/04/2022
Liderança
No Marista Champagnat o incentivo à liderança inicia desde cedo

​​Ser um líder significa ser um guia diante da incerteza e um modelo a seguir. Trata-se de fornecer orientação, inspiração e uma sensação de segurança para aqueles ao seu redor ou sob sua liderança. Tornar-se um agente de mudança de vida tem muitas possibilidades, e ser líder, independente do ambiente, é uma delas.

Sem dúvida, existem várias características que fazem um bom líder. Com um cenário em constante desenvolvimento tecnológico, é comum a exigência em exercer inteligência emocional, colaboração, escuta ativa e uma comunicação eficaz.

 

Abaixo, veja cinco dicas práticas para se tornar um líder melhor:

 

1 – Acolhimento e companheirismo: Todos os membros de sua equipe merecem atenção e uma recepção acolhedora. O cuidado com os outros e com sua vida deve acontecer em todas as áreas. Por isso, busque entender o momento em que você precisa ser acolhido e ouvido.

2 – Pratique a escuta ativa: Ouvir é para entender, não para responder. Pode parecer simples, mas a vontade de interromper alguém durante uma explicação vem justamente do instinto de resolver o problema, de responder, quando na verdade devemos ouvir para entender o que a outra pessoa está dizendo. A escuta ativa garante um espaço de diálogo livre, colaborativo e sem julgamentos.

3- Seja presente: Não use o celular durante momentos em que você está em equipe, preste atenção e olhe nos olhos. Isso faz com que as pessoas se sintam ouvidas e importantes.

4 – Foco nas necessidades: Os resultados são importantes dentro de um grande grupo, por isso fica claro que o desempenho da equipe é a base. Compreender as necessidades individuais de sua equipe é fundamental para que todos façam o que fazem melhor - para que suas habilidades sejam totalmente utilizadas. Portanto, é necessário se concentrar e conversar com todos regularmente.

5 – Seja flexível: Líderes flexíveis emergem daqueles que têm alta tolerância à incerteza. Este é um momento em que as pessoas precisam entender como responder a mudanças rápidas.

20220405_184551800_iOS.jpg

Autonomia e protagonismo são pilares importantes para a educação integral no Marista Champagnat. Nesse sentido, incentivamos o diálogo entre os estudantes e promovemos momentos para a formação de lideranças. Para desenvolver habilidades de liderança em nossos estudantes, realizamos o Encontro de Representantes de Turma, idealizado pelo Serviço de Orientação Educacional, reunindo os líderes e vice-líderes do 3º ano EF ao 3º ano EM para discutir o papel de liderança e suas responsabilidades. A programação contou com uma formação sobre Liderança e Comunicação, ministrada pelo professor Denis Bohnenberger da Escola de Negócios da PUCRS. O objetivo da atividade foi preparar os estudantes para as suas funções durante o ano letivo.