Duas pandemias mundiais em um século de educação

22/12/2020
Institucional
Em sua fundação, o Colégio Marista Champagnat enfrentou a gripe espanhola.  No ano de seu centenário, o Covid-19.

​​​​​​“Após a primeira guerra mundial, alastrou-se por quase todo o mundo uma gripe maligna que, para não poucos, foi fatal". Esse trecho, extraído do livro Histórico da Província do Brasil Meridional, do Irmão Eugênio Damião, de 1950, retrata o cenário da gripe espanhola, que assolou todo o Rio Grande do Sul em 1918. Para atender todos os doentes causados pela epidemia, salas de aula improvisaram hospitais e os Irmãos Maristas voluntariaram-se à disposição da saúde, como enfermeiros.

Em virtude do contexto enfrentado e a necessidade da criação de uma Casa para formação de Irmãos, em 21 de abril de 1920, o Irmão Livino, Provincial na ocasião, comprou a chácara da Estrada Mato Grosso, nº 6, pela soma de 80 contos, recebendo o nome de Instituto Champagnat. “É uma linda propriedade de 20 hectares com duas casas em bom estado. A Casa Provincial é de todos, velhos e jovens, fortes e fracos, é a casa quente acolhedora onde vos será doce vir restabelecer as forças combalidas", relata parte da carta escrita pelo Irmão Provincial aos demais Irmãos da época.

Hoje, localizada como Av. Bento Gonçalves, 4314 e com o nome de Colégio Marista Champagnat, a escola enfrenta, no ano do seu centenário, outra pandemia mundial. O contexto do novo coronavírus impôs a suspensão das aulas presenciais em 17 de março de 2020. As salas de aula não estão sendo utilizadas como hospitais, tampouco os educadores foram realocados de suas funções, atuando como enfermeiros. O espaço, cujo em seu entorno foi construída a PUCRS, recebe atualmente estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.​

Saiba mais sobre a história do Marista Champagnat

Inicialmente, o nosso Colégio era um lugar para a formação de Irmãos Maristas. Fundado em 17 de maio de 1920 e denominado Instituto Champagnat, nossa escola era a sede da Administração Provincial, mas também tinha como finalidade oferecer todas as etapas pelas quais os jovens passavam para chegarem a serem Irmãos Maristas (Juvenato, Postulado, Noviciado e o Escolasticado).

Em 26 de fevereiro de 1946, foi deferida pelo Presidente da República e pelo Ministério da Educação a autorização para instituir o Curso Ginasial no Instituto e passamos a ser chamados Colégio Champagnat. Os cursos Científico e Clássico eram frequentados por jovens Irmãos e por Juvenistas, candidatos a Irmãos Maristas.

Apenas 10 anos depois, em 1956, a nossa escola recebeu alunos externos da comunidade local. No ano em que abrimos as portas para toda a população estudantil, 1961, iniciamos uma parceria que até hoje gera muitos frutos e contribuições para o avanço do ensino. Devido à necessidade de espaço, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), iniciou a construção da Cidade Universitária nos terrenos do Instituto Champagnat.​​

Atualmente, com cerca de 1,2mil estudantes e 170 educadores, acreditamos que fazer escola como São Marcelino Champagnat sonhou, é acreditar no ensino como transformação social e educar por meio da evangelização, de maneira que seus valores sejam intrínsecos na vida de cada pessoa que passa pelo nosso Colégio.​​