Em busca de dias melhores

19/08/2021
Iniciação Científica
Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental produzem kits de higiene e presenteiam profissionais da CTI Covid do Hospital São Lucas da PUCRS

Desde o ano passado, o desejo por dias melhores foi algo comum a todos. Não bastasse um vírus desconhecido, o dia a dia mudou de uma hora para a outra.

Em meio a esse contexto, uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat de Porto Alegre se propôs a dedicar seu estudo ao Covid-19, para a Mostra de Iniciação Científica da escola.

Envolvendo todas as áreas do conhecimento - Ciências, Linguagens, Matemática, Tecnologia, Artes, Música, Formação de Valores e Emoções – buscaram estruturar todo o processo de alfabetização a partir da temática do coronavírus. Um alfabeto Covid foi montado, aprenderam como funciona o sistema pulmonar, e buscaram respostas para algumas perguntas que surgiam durante as aulas, como por exemplo: “Queremos que o coronavírus vá embora, pode ser amanhã?; “As vacinas podem nos ajudar?"; “Os protocolos são importantes?".​

Ação com o Hospital São Lucas da PUCRS

A partir dos questionamentos dos estudantes, uma série de ações foram traçadas para serem executadas ao longo do semestre. Uma delas foi a produção de sabonete líquido e em barra pela turma, que acompanhados de bilhetes, foram entregues aos profissionais da CTI Covid do Hospital São Lucas, da PUCRS, como forma de agradecimento à coragem e cuidado com a vida dos outros. Momento emocionante, tanto para os profissionais como para os estudantes, que acompanharam a entrega de forma virtual, na sala de aula. Confira o vídeo.

A professora dos Anos Iniciais, Adriana Chaves, conta um pouco sobre o objetivo do projeto: “Buscamos, por meio de um projeto, reconhecer o impacto do coronavírus no cotidiano e nas relações. Por meio dessa temática escolhida pela turma, estruturamos nosso planejamento de aulas e de todo o processo de alfabetização dos estudantes". ​

Jota Quest

O projeto foi intitulado Dias Melhores para Sempre, inspirado na música da banda Jota Quest, e passou a fazer parte da rotina da turma. A turma entrou em contato com a banda, para fazer algumas perguntas referente à musica, como por exemplo: “Quando fizeram a música, eram dias ruins?"; “O que significa ser melhor na dor?"; “Quem fez essa música estava triste e queria dias melhores?"

As curiosidades dos estudantes chegaram até o vocalista Rogério Flausino, que gentilmente gravou um vídeo respondendo aos questionamentos, e deixando uma mensagem de amor e esperança às crianças. Confira o vídeo completo aqui.

Em forma de agradecimento ao Jota Quest, a turma gravou um vídeo mostrado um pouco do que aprenderam ao longo do projeto, embalados pela canção Dias Melhores. Confira o vídeo aqui.

A Iniciação Científica nos Anos Iniciais

O incentivo à pesquisa começa na sala de aula e visa desenvolver habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos. Por estarem inseridos no Campus da PUCRS, eles ainda vivenciam toda a estrutura do mundo acadêmico.​​

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais, Vanessa Guimarães conta um pouco sobre a importância da Iniciação Científica: "Ao orientar os estudantes a utilizarem métodos científicos, incentivamos o estudo e investigação levando-os à reflexões sobre problemas da vida. A pandemia nos mostrou o quanto podemos ressignificar o processo de aprendizagem, buscando soluções que nos humanizem frente a esses desafios."

BOTÃO.png