Navegar para Cima

Notícias

Em busca de dias melhores

19/08/2021
Iniciação Científica
Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental produzem kits de higiene e presenteiam profissionais da CTI Covid do Hospital São Lucas da PUCRS

​​​Desde o ano passado, o desejo por dias melhores foi algo comum a todos. Não bastasse um vírus desconhecido, o dia a dia mudou de uma hora para a outra.

Em meio a esse contexto, uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat se propôs a fazer seu projeto de Iniciação Científica sobre o Covid-19. Envolvendo todas as áreas do conhecimento - Ciências, Linguagens, Matemática, Tecnologia, Artes, Música, Formação de Valores e Emoções – buscaram encontrar respostas para perguntas que surgiam durante as aulas, como por exemplo: queremos que o coronavírus vá embora, pode ser amanhã?  As vacinas podem nos ajudar? Os protocolos são importantes?

A partir desses questionamentos, uma série de ações foram traçadas para serem executadas ao longo do semestre. Uma delas foi realizada nas últimas semanas, quando as crianças produziram sabonete líquido e em barra, e escreveram bilhetes para os profissionais da CTI Covid do Hospital São Lucas, da PUCRS, agradecendo a coragem e o cuidado com a vida dos outros.

Os kits foram entregues no dia 5/8, data em que se comemora o Dia Nacional da Saúdecom o auxílio da Pastoral do colégio e do hospital. Foi um momento muito emocionante, tanto para os profissionais como para os estudantes, que acompanharam a entrega de forma virtual, na sala de aula. 

​A professora Adriana Chaves conta um pouco sobre o objetivo do projeto que coordena: “Buscamos, por meio de um projeto, reconhecer o impacto do coronavírus no cotidiano e nas relações. Por meio dessa temática escolhida pela turma, estruturamos nosso planejamento de aulas e do processo de alfabetização.”​

Além da produção e entrega dos kits, os estudantes criaram um alfabeto Covid, e no momento estão estudando como funciona o sistema pulmonar.

Curiosidade: O projeto foi intitulado Dias Melhores, inspirado na música da banda Jota Quest, e passou a fazer parte da rotina da turma. Após a oração diária no início das aulas, os estudantes cantam a canção, e renovam as esperanças de que, em breve, os dias melhores virão.

A Iniciação Científica nos Anos Iniciais

O incentivo à pesquisa começa na sala de aula e visa desenvolver habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos. Por estarem inseridos no Campus da PUCRS, eles ainda vivenciam toda a estrutura do mundo acadêmico.​​

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais, Vanessa Guimarães conta um pouco sobre a importância da Iniciação Científica: "Ao orientar os estudantes a utilizarem métodos científicos, incentivamos o estudo e investigação levando-os à reflexões sobre problemas da vida. A pandemia nos mostrou o quanto podemos ressignificar o processo de aprendizagem, buscando soluções que nos humanizem frente a esses desafios."


BOTÃO.png