O 1º ano do Ensino Fundamental é recheado de descobertas e
aprendizados. As crianças passam a ficar mais independentes, seguras e atentas
sobre as coisas que as cercam. Aqui no Marista Champagnat, são protagonistas de
um período bastante significativo, e que começa a trilhar a vida escolar: a
alfabetização. O mundo, antes ocupado pelos desenhos e expressões abstratas, agora
começa a ser ocupado, tmabém, por letras, números, leitura e escrita.
Para celebrar este momento especial, no último sábado, dia 22/5,
foi realizada a tradicional Festa do Caderno. Para este ano, o tema escolhido
foi “Em busca do tesouro”, onde os estudantes, acompanhados de suas famílias
participaram da atividade em formato drive-in.
Além de ações lúdicas, alegres e emocionantes, os pequenos
vivenciaram o ponto alto do Sábado Letivo: após desvendarem as pistas, tiveram a
surpresa de receber o seu Primeiro Caderno de Linhas, simbolizando o
tesouro encontrado. Um momento, mágico e muito significativo, que marca o início de uma
trajetória que fará parte da construção da história de cada um.
A professora Adriana Chaves, da turma 112
EF conta do significado deste dia para estudantes e educadores: “Essa
transição do bloco para o caderno com linhas marca muito a vida escolar dos
estudantes. O limite das linhas é muito importante neste processo, pois auxilia
na organização, direção e processo de escrita. É sempre um momento surpresa em que
envolvemos a família, nossa grande parceira. Este ano foi em formato drive-in, abordando
as áreas do conhecimento na construção de um mapa em busca do tesouro. E nosso
grande tesouro foi ver cada expressão de felicidade ao receberem o caderno com
linhas.”
Sobre os Anos
Iniciais do Marista Champagnat
É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o
estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto
cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de
desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo,
fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.
Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões
entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A
aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da
leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de
mundo.
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares
são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a
comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os
espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e
transformem.