Navegar para Cima

Notícias

Em busca do tesouro

24/05/2021
Educação
Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat recebem seu Primeiro Caderno de Linhas

​​​​​​​​​​​​​​​​O 1º ano do Ensino Fundamental é recheado de descobertas e aprendizados. As crianças passam a ficar mais independentes, seguras e atentas sobre as coisas que as cercam. Aqui no Marista Champagnat, são protagonistas de um período bastante significativo, e que começa a trilhar a vida escolar: a alfabetização. O mundo, antes ocupado pelos desenhos e expressões abstratas, agora começa a ser ocupado, tmabém, por letras, números, leitura e escrita. 

Para celebrar este momento especial, no último sábado, dia 22/5, foi realizada a tradicional Festa do Caderno. Para este ano, o tema escolhido foi “Em busca do tesouro”, onde os estudantes, acompanhados de suas famílias participaram da atividade em formato drive-in.

Além de ações lúdicas, alegres e emocionantes, os pequenos vivenciaram o ponto alto do Sábado Letivo: após desvendarem as pistas, tiveram a surpresa de receber o seu Primeiro Caderno de Linhas, simbolizando o tesouro encontrado. Um momento, mágico e muito significativo, que marca o início de uma trajetória que fará parte da construção da história de cada um.

A professora Adriana Chaves, da turma 112 EF conta do significado deste dia para estudantes e educadores: “Essa transição do bloco para o caderno com linhas marca muito a vida escolar dos estudantes. O limite das linhas é muito importante neste processo, pois auxilia na organização, direção e processo de escrita. É sempre um momento surpresa em que envolvemos a família, nossa grande parceira. Este ano foi em formato drive-in, abordando as áreas do conhecimento na construção de um mapa em busca do tesouro. E nosso grande tesouro foi ver cada expressão de felicidade ao receberem o caderno com linhas.”​

Sobre os Anos Iniciais do Marista Champagnat

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

​A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.​