Navegar para Cima

Notícias

Encontro de Jovens Maristas 2019

02/10/2019
Representações
122 jovens representam o Marista Champagnat no EJM 2019

​​​​No último sábado, dia 28/9, ocorreu na cidade de Erechim, o Encontro de Jovens Maristas (EJM) de 2019. O evento foi organizado por integrantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) em conjunto com a Coordenação da Pastoral da Rede Marista e com o Colégio Marista Medianeira, anfitrião do evento nesse ano.

Em 2019, a Pastoral Juvenil Marista (PJM) completa 10 anos. Para comemorar essa data, o tema do Encontro de Jovens Maristas foi “Tempo de ser". Uma reflexão que convidou os participantes a embarcarem em uma jornada de aprender com o passado, construir o presente e sonhar com um futuro melhor.  

O colégio Marista Champagnat foi representado por 122 jovens, entre participantes e animadores dos grupos da PJM e seis educadores. Para a estudante do Marista Champagnat, Mariana Simion Sant'anna Vieira, animadora do Grupo Meiramar do 7° ano do Ensino Fundamental e participante do grupo Carpe diem do 2° ano do Ensino Médio, o encontro de 2019 pode ser descrito pela palavra reconexão. “Reconexão com a missão da PJM, com os outros participantes, com meus ideais, mas principalmente, comigo mesma. As experiências vividas por mim nesse EJM me estimularam a continuar minha busca por um mundo melhor por meio do diálogo. A interação com participantes de tantos lugares diferentes me lembrou da importância da convivência com pessoas de realidades distintas, compartilhar vivências é sempre muito esclarecedor, e para mim esse é o principal intuito do EJM".

A PJM tem como missão promover a evangelização junto com adolescentes e jovens, e a sua centralidade está no amadurecimento, na fé e no compromisso adotado pelas juventudes em construir/experienciar a Civilização do Amor, expressão que significa um projeto de sociedade em que valores como justiça, liberdade, fraternidade, solidariedade sejam realidade para todos.

Para Denise de Torbes, mãe da ex aluna do Marista Champagnat, Gabriela Reus Torbes, que segue como animadora do Grupo JUCA do 1° ano do Ensino Médio, a PJM proporciona momentos ímpares para os jovens. “Gratidão por propiciar condições de protagonismo, liderança e acolhimento, gratidão por criar condições para que jovens desenvolvam e apliquem a empatia como forma de vida, enfim, poderia discorrer laudas a respeito da importância e do reconhecimento que tenho pelo movimento". 

botao_site.png​​​