Navegar para Cima

Notícias

Energia a partir de alimentos

02/05/2019
Educação
Sequência didática de Ciências da Natureza propõe a produção de energia a partir de alimentos.

​​Nossos estudantes do 3º ano EM estão se preparando para iniciar sua vida acadêmica e enfrentar os desafios da vida adulta. Neste contexto, preparar alimentos, gerenciar despesas e improvisar soluções para problemas corriqueiros são situações cotidianas a serem enfrentadas na busca de soluções viáveis e sustentáveis. 

Pensando nisso, os estudantes foram divididos em grupos e desafiados a proporem uma receita saudável para fazer parte do cardápio do café da manhã dos seguintes personagens fictícios:

Grupo 1 – Adolescentes com sobrepeso
Grupo 2 – Jovem Atleta (Competições Oficiais)
Grupo 3 – Adulto Sedentário
Grupo 4 – Restrição Alimentar (Diabético ou com Intolerância Alimentar)
Grupo 5 – Idosos
​Grupo 6 - Adulto sem restrições​

A receita devia levar em consideração a importância dos nutrientes na manutenção da qualidade de vida dos grupos acima indicados e a composição nutricional quali e quantitativa das refeições propostas. 

Os estudantes tiveram ainda que produzir energia a partir de um dos alimentos utilizados na receita, como maçãs e laranjas. A partir das frutas, os grupos ligaram lâmpadas de led, utilizando uma fonte de energia alternativa.

 
Atividade propõe a produção de energia a partir de alimentos

As frutas utilizadas no excercício foram destinadas para adubo na horta do Colégio, promovendo a reciclagem de nutrientes.​

A atividade foi trabalhada de forma interdisciplinar na área de Ciências da Natureza, pelos componentes curriculares de Biologia, Física e Química. Através da sequência didática, metodologia de ensino dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, foi possível descobrir como os seres vivos podem transformar diferentes modalidades de energia para garantir o funcionamento de aparelhos elétricos, a manutenção da vida e a reciclagem de nutrientes​.​

Sobre o Ensino Médio

Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

A vivência dessas aprendizagens acontece por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.​​​