ENTENDA COMO A ADAPTAÇÃO ESCOLAR DO SEU FILHO PODE SER TRANQUILA E ACOLHEDORA

26/01/2022
Educação
Você sabe o que fazer antes das aulas começarem para facilitar a adaptação dos pequenos? Temos 4 dicas para você!

​​​​​​O início da vida escolar é um processo muito importante para as crianças. Essas mudanças podem gerar muitas emoções diferentes e cada uma delas é normal. Existem muitas descobertas novas que acontecem diariamente e o contexto que elas ocorrem pode influenciar no que o estudante sente e pensa sobre a escola. Aqui no Marista Champagnat, cada criança é vista como protagonista do seu aprendizado e acreditamos na capacidade de todos de se desenvolver e evoluir, sempre com o apoio dos educadores da nossa instituição.

Sendo assim, nosso Colégio representa não só um espaço de excelência acadêmica, mas também de formação humana e de construção de seu projeto de vida. Durante o processo de adaptação escolar não é diferente. Queremos que nossos estudantes entrem na escola com tranquilidade e, para que essa seja a realidade, proporcionamos uma parceria com os responsáveis, através de momentos de atendimento individual com famílias e estudantes. Assim, a integração com os novos colegas e professores pode ocorrer em um ambiente seguro e acolhedor.

Os primeiros passos para a alteração na rotina das crianças iniciam-se em casa, com uma simples conversa sobre a escola para motivá-los e prepara-los. Após a conversa, começam os processos de organização dos materiais e explicação sobre a mudança de horários na rotina, para que o primeiro dia de aula não seja uma surpresa e a criança já saiba o que vai ocorrer.

Aqui no Marista Champagnat, acreditamos que cada criança tem seu tempo e por isso o processo de adaptação não tem um período determinado. Optamos por respeitar as singularidades de cada estudante. Caso necessário, os educadores vão customizar, para cada criança, um atendimento personalizado. Abaixo reunimos quatro dicas para que tudo ocorra com tranquilidade e afetividade.

4 dicas para facilitar a adaptação escolar

1. Faça a mudança gradual: Antes das aulas iniciarem, já comece a conversar com seu filho sobre a escola. Você pode mostrar fotos, arrumar os materiais ou até mesmo fazerem juntos o futuro caminho até ela.

2. Deixe a despedida ser natural: O melhor é ser sincero e garantir que você voltará para buscar a criança assim que a aula encerrar. O estudante pode ficar triste, mas o sentimento é momentâneo e, conforme as aulas se desenvolverem, vai passar. Mesmo assim, aconselhamos que não se despreze sentimentos como medo, birra e insegurança que a criança possa vir a demonstrar.

3. Atenção à rotina: O dia a dia de uma criança é muito importante. A rotina proporciona conforto e segurança e por isso a aula deve ser introduzida em uma rotina já existente. Caso a criança durma no turno da tarde, o ideal é que haja readequação dos horários. Quanto a mamadeira, também recomendamos que o uso do copo comece a fazer parte dos hábitos da criança, assim facilitando o desenvolvimento durante a aula.

​​4. Demonstre interesse: Se mostrar interessado pelo novo ambiente passa segurança à criança. Faça perguntas variadas e não apenas “como foi a aula?". Fale sobre os temas que apareceram na lição do dia e assim vai deixar seu pequeno mais animado ao responder. ​