Navegar para Cima

Notícias

Era uma vez, crianças brincando e escrevendo

26/10/2022
Educação
Estudantes do 2º ano EF lançam livro em uma sessão de autógrafos

​​​​​​​No sábado, 22 de outubro, nossos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental lançaram o seu livro Era Uma Vez, Crianças Brincando e Escrevendo. No saguão da Biblioteca Central da PUCRS, o lançamento deu início à programação da Feira do Livro 2022 do Marista Champagnat, que esse ano celebra o centenário da Semana da Arte Moderna.

Ao longo dos últimos meses, as turmas do 2º ano EF realizaram um projeto interdisciplinar com o objetivo de encerrar o processo de alfabetização, com a escrita de histórias que compõe um livro. Inicialmente, os estudantes trabalharam, em sala de aula, diferentes narrativas, para identificar os elementos característicos desse gênero textual. No Laboratório de Tecnologias, elaboraram a criação de um personagem, de forma virtual. Através da imaginação e da escrita, deram vida a esse personagem.

DSC_1021.JPGDSC_1265.JPG

O próximo passo foi em grupo. Com a criação de cenários lúdicos, utilizando o Lego, os estudantes fotografaram as obras e escolheram a perspectiva de imagem que mais os agradava. Após esse momento, foram inserindo, individualmente, o personagem dentro do cenário construído coletivamente e imprimindo o que tinha sido produzido até então. Porém, durante esse processo, perceberam, juntos, que estava incompleto. Aquela imagem gráfica ainda não representava todo o potencial de imaginação das crianças, então, construíram uma intervenção manual na ilustração, que até então era apenas digital. Quando fizeram isso, ficou notável a identidade de cada estudante. A última etapa desse processo foi registrar as ideias em forma de narrativa para a elaboração do livro.

DSC_1281.JPGDSC_1305.JPG

Escrever, reescrever, corrigir, reler, reescrever, se fazer entender, dar como pronto o seu próprio texto.

Sobre os Anos Iniciais

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.​