Navegar para Cima

Notícias

Espaço Jovem Cientista da PUCRS 2020

19/11/2020
Iniciação Científica
Marista Champagnat tem seis trabalhos selecionados

​​Marista Champagnat tem seis trabalhos selecionados para o Espaço Jovem Cientista, realização do Museu de Ciências e Tecnologia e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, que tem como principal objetivo oportunizar a atuação de alunos e professores da educação básica em projetos de iniciação científica, possibilitando a apresentação de pesquisas realizadas em suas escolas. 

Em função da pandemia de Covid-19, os trabalhos selecionados para o Espaço Jovem Cientista 2020 serão apresentados na forma de vídeos elaborados pelos grupos participantes. 

​Confira os trabalhos selecionados do Marista Champagnat:

Os benefícios das tecnologias para a efetivação do diálogo entre ONGs e voluntários, das estudantes Mariana Gauer da Silveira, Gabrielle Trindade Bittencourt, Isabela Summchen Sassos e Maria Eduarda Rabello, do 3º ano do Ensino Médio.

A poluição do arroio dilúvio, dos estudantes André Delgado Hernandez e Otávio Silva Costa dos Santos , do 7º ano do Ensino Fundamental.

O uso do bioplástico na atualidade: uma possível solução para o impacto do plástico convencional, Julia Chiarello Santa Maria, Sofhia da Silva Rogério, Mariana Weremeier Weber e Renata Câmara dos Reis, do 2º ano do Ensino Médio​.

Funcionamento e utilização da energia solar na iluminação pública de Porto Alegre, dos estudantes Eduardo Henrique Borrin Bagatini, Gabriel Henrique Kappel, Matheus Magri de Oliveira e Diego Hommerding Amorim, do 2º ano do Ensino Médio.

A evolução das histórias em quadrinhos, do estudante Miguel Peres de Oliveira, do 7º ano do Ensino Fundamental.

O movimento antivacina, dos estudantes Gabriel Rocha de Oliveira e Davi Lussani Scolmeister, do 6º ano do Ensino Fundamental.

Os vídeos com a apresentação dos trabalhos serão submetidos à avaliação dos membros de comissão composta por professores/pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação da Universidade. Dos 80 trabalhos selecionados, 20 receberão certificação de destaque do Espaço Jovem Cientista 2020, cujos vídeos serão divulgados no site do MCT-PUCRS, a partir de 18/12.​

A Iniciação Científica no Marista Champagnat

Incentivamos a pesquisa desde a Educação Infantil e,​ ao longo da vida escolar, o estudante desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas, através da realização de projetos e participação em salões e mostras científicas. 

A partir do 6º ano do Ensino Fundamental, nossos estudantes desenvolvem o Projeto de Iniciação Científica (PIC), que propõe a investigação de um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica.​

O Projeto possibilita que os estudantes escolham a temática, área de pesquisa e o professor orientador - responsável por acompanhar e auxiliar no desenvolvimento do PIC.

O projeto inicia em março e tem como objetivos compreender os mecanismos de formulação das hipóteses, identificar as etapas da metodologia científica, organizar, analisar e interpretar os resultados obtidos ao longo do processo de pesquisa e reconhecer a importância do trabalho em equipe.​

​Anualmente promovemos a Mostra de Iniciação Científica do Colégio, evento que reúne todos os projetos e pesquisas científicas realizadas pelos estudantes de Educação Infantil ao Ensino Médio. Nesse momento são escolhidos os projetos que representarão a escola externamente.​