Navegar para Cima

Notícias

Espetáculo Brasil Encanto

29/11/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental realizam espetáculo apresentando seis artistas importantes da nossa história

​​​​​​​​​​​​No dia 26/11, no auditório do Colégio, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental apresentaram para os seus pais, amigos e familiares o espetáculo Brasil Encanto, fruto dos estudos realizados durante o ano letivo de 2019. Neste ano, o tema central da apresentação foram seis artistas brasileiros que tem importância no desenvolvimento da nossa história: Cândido Portinari, Romero Brito, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Vik Muniz. ​

Para o desenvolvimento das cenas, roteiro do espetáculo, escolha da vestimenta e coreografias, nossos estudantes realizaram diversas pesquisas sobre a história de vida, a importância e as obras desses artistas, para então apresentar os estudos em forma de dança, teatro e poesia para as suas famílias. Todas as obras selecionadas pelos estudantes foram contextualizadas em sala de aula com estudos da época, mostrando a eles qual a relação entre a pintura da tela e a história que se passava naquele momento. 

Além disso, cada estudante confeccionou junto de sua família uma tela que representasse um dos seis artistas selecionados. As pinturas foram expostas no corredor do Colégio na noite da apresentação. 

De acordo com as professoras, a partir dos estudos realizados sobre os artistas e suas respectivas obras, os estudantes passaram a ter um olhar de imensa admiração e respeito por cada um deles, pois mesmo que algumas das histórias sejam tristes, elas nos causam admiração. ​


Sobre os Anos Iniciais (1º ao 5º ano EF)

Em nossa proposta curricular, os estudantes são convidados a elaborar os projetos com os professores. Assim, atuam como protagonistas desse processo, contribuindo com seus valores, conhecimentos e repertório. Juntos, todos buscam a construção do saber coletivo, por meio da investigação e da troca e ideias sobre diversos temas do cotidiano.

Além disso, trabalhamos com o incentivo à pesquisa, que inicia na sala de aula e visa desenvolver habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos. Por estarem inseridos no Campus da PUCRS, eles ainda vivenciam toda a estrutura do mundo acadêmico.

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo. 

botao_site.png