Navegar para Cima

Notícias

Estudos Domiciliares

31/03/2020
Nosso jeito de educar
Saiba mais sobre como acessar as atividades domiciliares durante o período de reclusão

​​​​O período de suspensão das aulas como parte das medidas preventivas ao novo coronavírus (Covid-19), exige a reorganização da rotina de estudos por parte das famílias e dos estudantes no cumprimento das atividades domiciliares, que conforme o Conselho Estadual de Educação (CEEd), serão validadas para cômputo do calendário letivo de 2020. 

A equipe pedagógica e os professores do Colégio Marista Champagnat estão engajados na organização das atividades para os estudos domiciliares, com o objetivo de assegurar a continuidade do processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil ao Ensino Médio. 


Disponibilização de materiais 

Para todos os níveis de ensino (Educação Infantil ao Ensino Médio), os materiais estão disponíveis na plataforma educacional Marista Virtual 3.0

Confira nos tutoriais abaixo, como cada nível de ensino poderá realizar o seu acesso.

Educação Infantil - Clique aqui

Anos Iniciais - Clique aqui​

Anos Finais e Ensino Médio - Clique aqui

As famílias e os estudantes poderão acessar as atividades, sempre nas segundas-feiras, devendo seguir o fluxo de postagem, realização e reenvio das atividades. Reiteramos que nesse momento, as postagens são obrigatórias apenas para estudantes dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Para os Anos Inicias, é obrigatória a postagem de apenas uma das atividades realizadas na semana, conforme orientado pela professora na organização sem​anal. 

Confira o cronograma de postagem para os Anos Finais e Ensino Médio.

​​Data da postagem das atividades/conteúdos pelos professores
Período para realização das atividades pelos estudantes 
​Data limite para a postagem das atividades concluídas pelos estudantes 

23/3 - segunda-feira (18h)​

​24 a 30/3

3/4 - sexta-feira​

​30/3 - segunda-feira (18h)

​31/3 a 6/4

​10/4 - sexta-feira

​6/3 - segunda-feira (18h)

​7/4 a 13/4

​17/4 - sexta-feira

​​13/4 - segunda-feira (18h)

​14/4 a 20/4​​​

​24/4 - sexta-feira​


Atentamos que, todas as atividades propostas respeitam o plano de trabalho docente previsto nos documentos norteadores da nossa proposta pedagógica, tais como as Diretrizes da Educação Infantil Marista e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista. Confira a organização para cada nível de ensino:  ​

Educação Infantil 

Contemplando a importância do caráter vivencial e relacional intrínseco do brincar, as atividades deste período visam o desenvolvimento de habilidades pertinentes à faixa etária. Têm por objetivo, também, o desenvolvimento da autonomia, criticidade, alegria do convívio com a família em um momento em que estão todos juntos por um período maior do que o habitual. 

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 

As atividades domiciliares propostas para os Anos Iniciais compreendem materiais de revisão e sistematização de conteúdos já trabalhados em aula, bem como abordagem de alguns novos  conteúdos que serão retomados no retorno às aulas. 

As propostas apresentam a aplicação de conceitos, pesquisas ou coleta de materiais com fins investigativos e de aprofundamento, além de leituras com intuito de ampliação do repertório literário. As tarefas são destinadas ao estudante no exercício de sua autonomia e, em alguns momentos, envolvem a família de forma colaborativa. A orientação de entrega de cada atividade estará redigida na proposta de cada atividade (postagem na plataforma ou entrega no retorno às aulas). 

6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio 

Para os estudantes destes níveis de ensino, as atividades compreendem materiais de revisão e a introdução de novos conteúdos, através de exercícios, indicação de leituras, filmes,  pesquisas, vídeos, livros didáticos, Sistema Marista de Educação (SME) e outros materiais pertinentes, devidamente planejados e divididos, por Componente Curricular, de acordo com a carga horária semanal do seu componente.  

A entrega, acompanhamento e correção das atividades postadas ocorrem de acordo com as orientações dadas no roteiro de cada atividade (postagem na plataforma ou entrega no retorno às aulas). Em caso de gabaritos, serão compartilhados, com data prevista pelo professor, para que os estudantes possam, primeiramente, testar suas hipóteses.

Em caso de dúvidas ou problemas de acesso ao Marista Virtual 3.0, entre em contato com o e-mail [email protected].​​

Algumas dicas para esse momento: 

​​

  • Auxilie o estudante na organização das tarefas que deverá desenvolver em horário estabelecido com a família. A planilha enviada por e-mail para todas as famílias pode ajudar;

  • Aproveite para ficar juntos: evite abraços, beijos e mantenha-se conectado pelo olhar, pelo sorriso e pelo diálogo constante; 

  • Resgate histórias do seu tempo de escola, crie novas histórias e intensifique os momentos juntos.