Exercício de cidadania

12/12/2019
Educação
6º ano do Ensino Fundamental realiza audiência pública, atividade interdisciplinar que simula um debate democrático em uma cidade fictícia

​Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat simularam uma audiência pública para exercitar a cidadania e refletir sobre seu papel na sociedade.

O projeto Audiência Pública é uma atividade interdisciplinar que simula um debate democrático em uma cidade fictícia. Geografia, Ciências, História, Filosofia e Ensino religioso, apresentam aos estudantes o mesmo enredo a cada ano: Cacimbinha, uma pequena cidade do interior brasileiro, recebe um grupo de empresários interessados em construir um grande empreendimento. Os impactos sociais e ambientais poderão ser diversos, e cabe aos cidadãos discutir, na audiência pública, as possibilidades, os medos, as vantagens e as desvantagens.

O projeto, que acontece desde 2014, é aprimorado a cada ano a partir da autoavaliação dos próprios estudantes que refletem sobre suas atuações. A iniciativa fomenta a reflexão sobre o exercício da cidadania democrática e o protagonismo juvenil.

Sobre os Anos Finais (6º a 9º ano EF)

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2020​, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.​​​

botao_site.png