Experiências para além da sala de aula

13/09/2021
Nosso jeito de educar
Estudantes da Educação Infantil do Marista Champagnat realizam passeio pelo colégio e presenteiam setores com plantinhas semeadas por eles

​​​​A curiosidade das crianças sobre o mundo que as cerca é latente. Encontram-se numa fase de contemplação, onde muita coisa é nova, e pequenos feitos são surpreendentes. Mas para além de observar para conhecer, entendemos que também é preciso experienciar para aprender de forma integral.

Foi com esse objetivo de trazer uma amostra do que acontece fora dos limites da sala de aula para dentro do colégio, que surgiu a ideia do plantio de sementes e mudas trazidas pelos estudantes do Nível 3 da Educação Infantil.

“Aos poucos, tínhamos uma sala cheia de verde, de vida, com tantos vasos que mal cabiam nas mesas. A experiência foi tão boa que não podia ficar somente entre as paredes da nossa sala", comenta a professora do N3C, Sabrina de Souza.

Pensando em expandir esse Jardim, os estudantes resolveram encher de vida outras partes do nosso colégio também, presenteando diversos setores com as plantinhas que acabavam de plantar. Passaram pelas recepções, salas da coordenação e orientação, reprografia e área administrativa. Junto ao presente, recomendações para o cuidado das futuras plantinhas e o pedido de notícias sobre a evolução das mudinhas.

Além do entusiasmo do passeio, havia nas crianças o deslumbramento por conhecer e reconhecer outras partes e outros educadores do colégio.

“Ao pensamos na escola, por vezes enxergamos somente salas e corredores. Mas ela é mais do que isso: é lugar de vida e aprendizagem que passa por pessoas, por uma comunidade escolar formada por professoras, funcionários, estudantes e pais. Reconhecer-se neste espaço, caminhar pelos corredores e conversar com outros educadores é perceber-se enquanto parte, não só de uma turma, mas de uma comunidade inteira", finaliza a professora Sabrina. ​

Sobre a Educação Infantil

Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos), cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica. ​

BOTÃO.png