Navegar para Cima

Notícias

Experiências que geram aprendizados

09/06/2021
Educação
Turno Integral do Marista Champagnat investe no desenvolvimento integral dos estudantes

​​​​Buscando proporcionar experiências que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes, o Turno Integral do Marista Champagnat apresenta uma metodologia com foco total nos estudantes, envolvendo-os desde a sugestão de temas para investigação que despertem a sua curiosidade e a construção de novos conhecimentos, até a aprendizagem através da Iniciação Científica.

Na última semana, encerrou-se o projeto de acolhimento Todos Somos Super, que desde o início do ano letivo buscou trabalhar as potencialidades individuais das crianças, instigando-as a pensar em quais superpoderes cada um possui para ajudar a cuidar de si, dos amigos, da escola, da família e do mundo.

Com esta atividade, foram abordados aspectos que colaboram para que sejam superfilhos, na relação com a família, superestudantes, na relação com o colégio e com os colegas. Além disso, devido ao contexto de pandemia que vivenciamos, foi intensificado o diálogo de como utilizar estes superpoderes para fazer parte das ações de prevenção e combate ao coronavirus, como o uso correto da máscara, a higienização das mãos, uso do álcool em gel e o distanciamento.

Paralelamente, também seguem acontecendo os projetos fixos do Turno Integral, como o Brincar Criativo, Corpo e Movimento, Everyday English, Hábitos de Estudo, Mãos na Massa, Pastoral das Infâncias, Pequenos Cientistas, Psicomotricidade, Ritmos e Sons. Saiba mais sobre cada um aqui​.

Todas as atividades são acompanhadas por uma equipe composta pela Coordenação do Turno Integral, Coordenação Pedagógica, Coordenação de Turno e Orientação Educacional. As atividades são desenvolvidas por Monitores de Aprendizagem e Instrutores Especializados.​

Sobre a matrícula:

Estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental já matriculados no turno regular do nosso Colégio tem a oportunidade de vivenciar, conforme a necessidade da família, a proposta do Turno Integral.

A contratação desse serviço pode ser de, no mínimo, dois e, no máximo, cinco dias na semana. A matrícula deve ser realizada de forma online, por meio do Marista Virtual App. Os novos estudantes poderão fazer a sua diretamente na Secretaria do Colégio. O processo deverá ser realizado entre o dia 1º e 10 de cada mês.

Alimentação:

A alimentação das crianças é acompanhada pelos educadores, que as orientam e incentivam a hábitos saudáveis, observando as necessidades individuais. Os cardápios de almoço e lanche são formulados pela Cantina Seventeen, com a supervisão de uma nutricionista responsável. O lanche acontece pela manhã, das 9h às 10h, e à tarde, das 15h às 17h, e cada estudante pode trazer a sua alimentação ou contratar o serviço da Cantina. O almoço é servido das 11h30 às 13h no refeitório do Turno Integral e é organizado pela Cantina do Colégio. 

Em caso de restrição alimentar, problemas de saúde ou qualquer outra informação importante sobre a rotina do estudante, as famílias devem informar a equipe responsável pelo Turno Integral. As informações referentes a valores, bem como a contratação desses serviços devem ser realizadas diretamente com a Cantina.