Navegar para Cima

Notícias

Formação Humana dos estudantes

05/11/2019
Preparação para o futuro
Pastoral Juvenil Marista marca a caminhada de jovens através de formações em preparação para a vida

​Entre os dias 9 e 12 de outubro de 2020, acontecerá o 3° Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista (PJM) em Mendes, no Rio de Janeiro. O encontro, que tem o objetivo de promover momentos de estudos e integração, reúne jovens das três Províncias Maristas: Província Marista Centro-Sul, Província Marista Centro-Norte e a Província Marista Sul-Amazônia, a qual nós pertencemos.

O jovem que representará a nossa província é o ex-aluno Gabriel de Lima Sacchi, que ainda participa da PJM como animador do grupo Carpe Diem, do 2° ano do Ensino Médio.

Em 2017, nossa escola sediou o 2° Congresso Nacional da PJM, organizado pela UMBRASIL, em comunhão com as Províncias. O Congresso reuniu cerca de 450 jovens maristas e a programação contou com debates sobre pensamento crítico em relação aos processos sociais e políticas públicas para as juventudes, palestras, painéis e as chamadas saídas de imersão – momentos nos quais os participantes visitaram instituições que promovem trabalho social em áreas como saúde, educação e assistência social.

Além de vivenciar a mística e compartilhar ideias que contribuem na formação de adolescentes e jovens, o congresso celebrou a atuação da Pastoral Juvenil Marista (PJM) que promove a evangelização de adolescentes. Há 12 anos as unidades maristas reúnem grupos de jovens interessados em vivenciar a espiritualidade de forma mais aprofundada. A PJM é um espaço onde se experiência a formação de lideranças por meio da socialização, da construção da consciência crítica e da solidariedade.

​Segundo o ex-aluno e animador da PJM, Gabriel Sacchi “A PJM entrou meio de surpresa na minha vida, lá em 2011. Chegou, e foi ficando.  Nela, tive experiências marcantes, que me construíram como pessoa, profissional e cidadão. Uma dessas experiências, f​​oi o II Congresso Nacional da PJM, uma oportunidade de construir relações com pessoas de todo o Brasil, e juntos/as, refletirmos sobre juventudes e Missão através de ações e atividades experienciais. Foi um momento extremamente cheio de significados que com certeza me (trans)formou e me marcou profundamente. Um pouco mais de um ano após o Congresso, fui surpreendido com um convite especial: fui convidado a participar da Comissão Organizadora do Terceiro Congresso Nacional da PJM. Hoje, me sinto muito feliz em poder contribuir com esse momento que é tão caro para a PJM. Além disso, sinto um frio na barriga (daqueles bons, sabe?!) em pensar ​nos desafios e lindo caminho que percorreremos. Que venha outubro de 2020!"​

botao_site.png