Formação continuada de educadores

23/12/2019
Educação
Professores e técnicos administrativos do Marista Champagnat participam de Jornada Pedagógica, momento de formação continuada

​​​​​O Projeto Educativo do Brasil Marista, documento que norteia nossa prática pedagógica, traz a importância da formação continuada de todos os educadores que atuam nos espaços educativos, sejam professores ou técnicos administrativos. De acordo com o documento "apenas um processo contínuo de atualização e aperfeiçoamento do conjunto de profissionais permitirá a concretização e atualização da nossa missão educativa" (pág. 99).

No Marista Champagnat, ao longo do ano, realizamos as jornadas pedagógicas, momentos formativos e de aperfeiçoamento com palestras e estudos específicos e partilha de boas práticas. A jornada pedagógica de final de ano dos educadores do Marista Champagnat aconteceu entre os dias 16 e 23/12, segmentada por área de atuação.

Os professores e monitores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais participaram de oficinas do espaço de arte Ateliê Mirabolando e aprofundaram os estudos sobre o documento marista Evangelização nas Infâncias. A Educação Infantil também planejou o 1º dia de aula 2020 e o processo de adaptação dos novos estudantes e famílias. Os Anos Iniciais realizaram o estudo da 3ª edição das Matrizes Curriculares e o planejamento do próximo ano letivo.

Os professores do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat trabalharam o tema de inclusão escolar e o Sistema Marista de Educação. O Ensino Médio aprofundou os conhecimentos sobre o novo ensino médio e a elaboração dos itinerários formativos, mudanças previstas ​pelo Ministério da Educação.

Os técnicos administrativos participaram de uma formação com o Serviço de Pastoral Escolar. Com o tema "Qualidade de vida no trabalho", os educadores foram convidados a refletir sobre seu papel no Marista Champagnat e a importância do seu trabalho para o Colégio.

Para encerrar a jornada pedagógica de dezembro e celebrar o término do ano letivo 2019, nossos educadores participaram de um momento especial de Natal sob a condução do Gustavo Balbinot, integrante da equipe de Vida Consagrada e Laicato da Rede Marista. Os professores e técnicos do Colégio agradeceram pelo ano trabalhado e projetaram novos desafios para 2020.

botao_site.png