Navegar para Cima

Notícias

Formação continuada de educadores

25/02/2021
Formação
Professores e técnicos administrativos do Marista Champagnat participam de Jornada Pedagógico-Pastoral

​​​​​​O Colégio Marista Champagnat tem como compromisso a formação continuada de seus professores e técnicos administrativos. A realização de palestras, estudos, aprofundamento de documentos e diretrizes, bem como propiciar espaços e momentos de diálogo e reflexão da prática educativa contribuem para a excelência acadêmica do nosso fazer.

A Jornada Pedagógico-Pastoral, realizada tradicionalmente no início do ano letivo, reúne educadores de diferentes níveis de ensino e frentes de atuação com os objetivos de acolher os colaboradores, apresentar os indicadores e metas para o ano letivo, promover formações sobre os valores maristas, além de promover estudos sobre legislações e diretrizes educacionais.

 Formação continuada de educadores acontece de forma online e presencial, com grupos reduzidos


Devido ao contexto de pandemia, as formações ocorreram de forma online e presencial, em pequenos grupos, cumprindo com o distanciamento social previsto no decretos governamentais. Para iniciar a Jornada Pedagógico-Pastoral do Marista Champagnat, os educadores assistiram a palestra A pedagogia Marista e a dimensão do cuidado, com o Ir. Natalino Guilherme de Souza, que abordou nosso jeito de educar e enfrentar os desafios no contexto pandêmico e ratificou a importância do trabalho realizado por todos os colaboradores do Brasil Marista, agradecendo seu empenho e dedicação.

Os novos educadores do Marista Champagnat participaram de uma formação especial de acolhida, promovida pelo setor de Pastoral, Comunicação e Serviço de Coordenação de Turno. Os colaboradores conheceram a história do Instituto Marista e principais documentos que norteiam nosso jeito de acolher e comunicar. O Guia de Protocolos, que reúne as informações e orientações previstas nos decretos governamentais e da Rede Marista para evitar a propagação do Covid-19, também foi pauta da formação.​

Divididos por níveis de ensino, os professores e técnicos administrativos do Marista Champagnat participaram de palestras, formações e realizaram o planejamento letivo. Inclusão, adaptação curricular, habilidades neurofuncionais das funções executivas cerebrais no contexto de pandemia, alinhamento do processo de alfabetização, aprendizagem na Educação Infantil e formação tecnológica foram alguns dos temas trabalhados.

Volta às aulas 2021

Um novo ano sempre chega com expectativas, desejo de novas oportunidades e muito aprendizado. Assim, iniciamos no dia 23/2, o nosso ano letivo com um grande desejo: seguirmos juntos por um 2021 incrível. Ainda em um cenário pandêmico e desafiador, as aulas do Marista Champagnat retornaram remotamente, e a partir do dia 24/2, já foi possível acolher crianças da Educação Infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de forma presencial.

O retorno nesse formato atende às determinações do decreto 55. 767 de 22/2/2021. Sendo assim, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, mais de 1300 vidas pulsam em nossas salas de aula físicas e virtuais, e nós seguimos com um propósito: educar crianças e jovens protagonistas do seu futuro.