Navegar para Cima

Notícias

Formação integral em preparação para a vida

26/11/2020
Educação
Para incentivar o protagonismo juvenil, o Colégio Marista Champagnat proporciona espaços de experiências aos adolescentes e jovens

​​​​​​​​Somos uma instituição que nasceu por e para os jovens, principais interlocutores de nossa missão. O diálogo com as juventudes e seus vários modos de ser e estar no mundo é fundamental, pois os constitui como sujeitos de direito, atuantes no seu tempo e em sintonia com as demandas do século XXI. 

O protagonismo juvenil é essencial importante por meio do reconhecimento do estudante como um ser que conhece, que produz conhecimento, que vive e tem vontades, que se comunica, que é um ser social e político, que trabalha e se diverte e ao mesmo tempo comtempla o transcendente. Por essa razão, a Rede Marista é comprometida com o enriquecimento das trajetórias juvenis, na ampliação de seus repertórios, na leitura de mundo nas quatro áreas do conhecimento, por meio da pesquisa, de práticas inovadoras, coletivas e corresponsáveis na promoção de uma sociedade mais justa e fraterna. Acreditamos no potencial de escuta e diálogo junto aos estudantes e, para isso, contamos com práticas curriculares que oportunizam a participação e o protagonismo. 

A educação marista prima pela formação integral, pela cultura da solidariedade e da paz, pelo entendimento de que todo sujeito tem potencial para aprender e construir conhecimento. Entre os princípios do Projeto Educativo Marista está a promoção da educação de qualidade intercultural, compreendendo que “o protagonismo infanto-juvenil como forma de posicionamento no mundo possibilita que os sujeitos se assumam como capazes de conduzir processos individuais e coletivos”, destaca o documento. 

Atribui-se o conceito de protagonismo juvenil ao pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa. Nessa concepção, acredita-se no potencial dos adolescentes para gerar mudanças significativas nos locais em que estão inseridos. A partir dessa perspectiva, o ato de participar para os jovens consiste no envolvimento em processos de discussão, decisões e efetivação de ações, tendo em vista o desenvolvimento da criatividade e poder de transformação, conforme aborda o especialista. 

Para contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando suas singularidades e o olhar voltado à construção de seus projetos de vida, os Colégios e as Unidades Sociais da Rede Marista possuem atividades que potencializam o protagonismo juvenil. Em recente pesquisa​, divulgada pela União Marista do Brasil (Umbrasil), sobre a percepção dos jovens dos colégios maristas de todo o país acerca do Ensino Médio, 74% dos estudantes concordaram que a escola oportuniza o protagonismo e a participação. Entre os espaços de representação surgiram Grêmio Estudantil, Pastoral Juvenil Marista (PJM) e Voluntariado. “Eu faço parte da PJM, e eu acho que como uma experiência marista e aqui no colégio foi a entidade, grupo que mais me representou até agora”, comenta estudante de uma Unidade Social. ​

Experiências que transformam 

No Marista Champagnat, os estudantes do Ensino Fundamental ao Médio podem experienciar novas possibilidades que desenvolvam a responsabilidade, preocupação social e ambiental, liderança e criatividade através de práticas curriculares nos colégios. Destacamos, a seguir, algumas delas: 

Grêmio Estudantil Champagnat: grupo representativo, a exemplo da Associação de Pais, eleito e formado por nossos estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, que representam os interesses dos colegas junto à Direção e Comunidade Escolar. Proporciona ações culturais, esportivas e de conscientização, além de organizar o Baile de Primavera, a Break Cup e recreios em datas comemorativas.​​

Voluntariado: nosso grupo de Voluntariado tem por objetivo ajudar na construção da cultura da solidariedade. Os estudantes que integram o grupo acreditam que podem construir uma sociedade onde os valores de respeito, cuidado e amor ao próximo são possíveis através de pequenas ações. Podem participar estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio.​​

Intercâmbio Marista: conhecer outros países é uma das principais formas de ampliar horizontes. Por isso, desenvolvemos o projeto Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes. A iniciativa, realizada desde 2011, é voltada para os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, oportunizando viagens para Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia. Além do aprendizado de Língua Inglesa, ocorrem atividades culturais e esportivas.​ 

Líderes e Vice-Líderes das turmas: autonomia e protagonismo são pilares importantes da nossa educação integral. Nesse sentido, incentivamos o diálogo entre os estudantes e promovemos momentos para a formação de lideranças.​ A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, cada turma conta com um líder e vice-líder, representantes responsáveis por mediarem propostas sugeridas por seus colegas frente à gestão da escola.

Gerentes de mobiliário:  a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, é escolhido um gerente de mobiliário por turma. Esse estudante é responsável por ajudar a preservar a estrutura física de sua sala de aula e relatar necessidades de melhorias, ao longo do ano.

Pastoral Juvenil Marista: a Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço de participação de adolescentes e jovens, a partir do 7º ano EF, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.​