Somos uma instituição que nasceu por e para os jovens, principais interlocutores de nossa missão. O diálogo com as juventudes e seus vários modos de ser e estar no mundo é fundamental, pois os constitui como sujeitos de direito, atuantes no seu tempo e em sintonia com as demandas do século XXI.
O protagonismo juvenil é essencial importante por meio do reconhecimento do estudante como um ser que conhece, que produz conhecimento, que vive e tem vontades, que se comunica, que é um ser social e político, que trabalha e se diverte e ao mesmo tempo comtempla o transcendente. Por essa razão, a Rede Marista é comprometida com o enriquecimento das trajetórias juvenis, na ampliação de seus repertórios, na leitura de mundo nas quatro áreas do conhecimento, por meio da pesquisa, de práticas inovadoras, coletivas e corresponsáveis na promoção de uma sociedade mais justa e fraterna. Acreditamos no potencial de escuta e diálogo junto aos estudantes e, para isso, contamos com práticas curriculares que oportunizam a participação e o protagonismo.
A educação marista prima pela formação integral, pela cultura da solidariedade e da paz, pelo entendimento de que todo sujeito tem potencial para aprender e construir conhecimento. Entre os princípios do Projeto Educativo Marista está a promoção da educação de qualidade intercultural, compreendendo que “o protagonismo infanto-juvenil como forma de posicionamento no mundo possibilita que os sujeitos se assumam como capazes de conduzir processos individuais e coletivos”, destaca o documento.
Atribui-se o conceito de protagonismo juvenil ao pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa. Nessa concepção, acredita-se no potencial dos adolescentes para gerar mudanças significativas nos locais em que estão inseridos. A partir dessa perspectiva, o ato de participar para os jovens consiste no envolvimento em processos de discussão, decisões e efetivação de ações, tendo em vista o desenvolvimento da criatividade e poder de transformação, conforme aborda o especialista.
Para contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando suas singularidades e o olhar voltado à construção de seus projetos de vida, os Colégios e as Unidades Sociais da Rede Marista possuem atividades que potencializam o protagonismo juvenil. Em recente
pesquisa, divulgada pela União Marista do Brasil (Umbrasil), sobre a percepção dos jovens dos colégios maristas de todo o país acerca do Ensino Médio, 74% dos estudantes concordaram que a escola oportuniza o protagonismo e a participação. Entre os espaços de representação surgiram Grêmio Estudantil, Pastoral Juvenil Marista (PJM) e Voluntariado. “Eu faço parte da PJM, e eu acho que como uma experiência marista e aqui no colégio foi a entidade, grupo que mais me representou até agora”, comenta estudante de uma Unidade Social.
Experiências que transformam
No Marista Champagnat, os estudantes do Ensino Fundamental ao Médio podem experienciar novas possibilidades que desenvolvam a responsabilidade, preocupação social e ambiental, liderança e criatividade através de práticas curriculares nos colégios. Destacamos, a seguir, algumas delas:
Grêmio Estudantil Champagnat: grupo representativo, a exemplo da Associação de Pais, eleito e formado por nossos estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, que representam os interesses dos colegas junto à Direção e Comunidade Escolar. Proporciona ações culturais, esportivas e de conscientização, além de organizar o Baile de Primavera, a Break Cup e recreios em datas comemorativas.
Voluntariado: nosso grupo de Voluntariado tem por objetivo ajudar na construção da cultura da solidariedade. Os estudantes que integram o grupo acreditam que podem construir uma sociedade onde os valores de respeito, cuidado e amor ao próximo são possíveis através de pequenas ações. Podem participar estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio.
Intercâmbio Marista: conhecer outros países é uma das principais formas de ampliar horizontes. Por isso, desenvolvemos o projeto Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes. A iniciativa, realizada desde 2011, é voltada para os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, oportunizando viagens para Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia. Além do aprendizado de Língua Inglesa, ocorrem atividades culturais e esportivas.
Líderes e Vice-Líderes das turmas: autonomia e protagonismo são pilares importantes da nossa educação integral. Nesse sentido, incentivamos o diálogo entre os estudantes e promovemos momentos para a formação de lideranças. A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, cada turma conta com um líder e vice-líder, representantes responsáveis por mediarem propostas sugeridas por seus colegas frente à gestão da escola.
Gerentes de mobiliário: a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, é escolhido um gerente de mobiliário por turma. Esse estudante é responsável por ajudar a preservar a estrutura física de sua sala de aula e relatar necessidades de melhorias, ao longo do ano.
Pastoral Juvenil Marista: a Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço de participação de adolescentes e jovens, a partir do 7º ano EF, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.