Navegar para Cima

Notícias

Formação marista de colaboradores

26/07/2021
Espiritualidade
Educadores do Marista Champagnat participam de formação com a temática Qualidade de vida no trabalho

​Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, era incansável na tarefa de rememorar, aos primeiros Irmãos, o sentido de sua obra, as dimensões basilares da missão que defendia e perseguia. Conhecer nossa história, compreender nosso carisma e nossa identidade é essencial para que consigamos responder ao que ele nos pediu: que tenhamos um mesmo coração e um mesmo espírito a serviço de uma missão que, hoje, alcança milhares de pessoas nos cinco continentes.

Todo profissional que aceita engajar-se nessa missão, necessita conhecê-la para, então, amá-la verdadeiramente. Com o intuito de promover esses espaços e tempos de formação para os educadores, o Marista Champagnat conta com uma equipe local de multiplicadores do Programa de Formação Marista, desenvolvido pela Rede.

No dia 23/7, no auditório do Colégio, os técnicos administrativos participaram de um momento formativo com a temática Qualidade de vida no trabalho. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), qualidade de vida no trabalho é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem. Pode-se dizer que é uma ferramenta de primordial importância no dia a dia das empresas e das pessoas, pois está voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa. ​

No encontro foram abordados os seguintes conteúdos específicos:

  • Desenvolvimento profissional a partir dos valores institucionais

  • Valorização da criatividade e protagonismo

  • Trabalho humanizado e humanizador​

Os participantes foram convidados a trazer símbolos representativos de sua individualidade, família e pertencimento à missão. A partir do tema central e conteúdos específicos desenvolvidos, os educadores reafirmaram seu vínculo com a instituição.

Para a Anita Cristina Campos Costa, coordenadora do Turno Integral, a formação continuada proporcionou um mergulho no propósito em ser marista. "Ter a oportunidade de silenciar, olhar para dentro do nosso coração, refletir sobre o momento que estamos vivendo, ter a certeza de que somos uma grande família e que o Colégio Marista Champagnat é o espaço de expressão para nossa vocação foi emocionante. Me sinto grata e com o coração iluminado para o próximo semestre".​

​No mês de agosto serão realizados mais dois momentos do Programa de Formação Marista, com a equipe de professores e novos educadores do Marista Champagnat.

BOTÃO.png