Navegar para Cima

Notícias

Formação para educadores

01/08/2019
Nosso jeito de educar
Promovemos dias de formação continuada aos nossos educadores antes do início do segundo semestre letivo

​​​​​​A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos educadores faz parte do cotidiano escolar. Os profissionais são incentivados a participar de cursos, seminários e congressos com foco na educação. Nessa perspectiva, o mês de julho foi marcado por importantes momentos de formação continuada para nosso grupo de educadores.

Tivemos um grupo de educadores participando do XV Congresso do Ensino Privado Gaúcho, realizado na PUCRS. Neste ano a temática abordada foi Professor, agente de conexão. O evento abordou que diante de cenários complexos e de rápidas mudanças sociais, marcadas fortemente pelas novas tecnologias, o professor assume papel ainda mais importante na formação dos estudantes. Ele deve ser o protagonista, que terá como tarefa não só mostrar o caminho do conhecimento, mas auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o século XXI. 

IMG-20190726-WA0010.jpgGrupo de educadores que participou do XV Congress do Sinepe/RS

No Colégio, proporcionamos as tradicionais Jornadas Pedagógicas para os professores. Foram dois dias intensos de trabalho com os professores da Educação Infantil ao Ensino Médio. Entre as temáticas trabalhadas destacam-se os estudos da Nova Matriz Curricular da Educação Infantil, formação sobre gestão de conflitos e mediação, estudo da 3ª edição das Matrizes Curriculares, análise e estudo dos resultados da Avaliação Educacional do Sistema Marista de Educação e Formação em Língua Inglesa: Attitude towards Learning English. Também realizamos momentos de formação com os profissionais dos setores de manutenção, higienização, monitores e assistentes de convivência, além de momentos de confraternização entre todos.

IMG-20190725-WA0018.jpgAmbientes preparados para contribuir com a formação dos educadores

Na Casa Marista da Juventude – Caju - promovemos o Retiro dos Educadores, com o objetivo de proporcionar espaços de encontro consigo, com o outro e com Deus. A mística que permeou o momento foi Juntos sejamos pontes e farol de esperança.

IMG-20190801-WA0063.jpg​​Retiro anual dos educadores do Champagnat, na Caju

Acreditamos que a formação continuada é uma ferramenta fundamental, capaz de contribuir para o aprimoramento dos educadores, fortalecendo os saberes, favorecendo a criação de novos ambientes de aprendizagem e a ressignificação do seu fazer diário, além de estimular o sentimento de pertencimento ao Colégio e à sua missão de educador marista.

​Confira alguns registros desses momentos:​​