Navegar para Cima

Notícias

Formando leitores

24/08/2021
Educação
Projeto realizado com estudantes do 3º ano do Ensino Médio instiga a leitura como importante meio de formação

​​​​​​É notório que o hábito pela leitura contribui para diversos aspectos do desenvolvimento dos estudantes: escrita, interpretação e argumentação; fatores estes fundamentais para uma boa comunicação.

Pensando nisso, surgiu o Clube da Leitura, projeto voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat, que tem como objetivo central instigar a leitura como valor fundamental, auxiliando na análise e compreensão textual, além da contribuir para a aquisição de novos conhecimentos por meio de uma leitura qualificada. 

Os encontros ocorrem duas vezes por semana, durante o período de aula, e contam com uma metodologia voltada para a discussão de leituras obrigatórias da UFRGS, como Deixe o quarto como está, de Amílcar Bettega, e São Bernardo, de Graciliano Ramos. Além da leitura semanal, os estudantes interpretam o que leram e trazem o seu ponto de vista para o debate no coletivo, exercitando não só a argumentação, mas também a​ escuta ativa para as percepções dos colegas.

"Gostei muito de escutar a interpretação dos colegas, porque isso me ajudou a compreender melhor os enredos”, relata o estudante Bruno Barbosa.

A professora de Língua Portuguesa e coordenadora do projeto, Heloísa dos Reis, comenta sobre a experiência em sala de aula: “Os estudantes demonstraram muita disposição para os momentos de leitura em sala de aula, auxiliaram uns aos outros a compreender o enredo principal das obras, e compartilharam a leitura com a família e amigos.”

"Fiquei tão impressionada com as leituras e nossas discussões em aula, que comentei com meus pais em nossos momentos de lazer", conta a estudante Larissa Lima.                

O Ensino Médio Marista

Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista​, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania. 

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2022, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos. 


BOTÃO.png ​