Formando para a vida

05/08/2019
Formação
Promovemos contros formativos diferenciados para preparar e dar maior segurança aos nossos estudantes que estão nos níveis de transição

​​​​​​Acreditamos que a educação é um processo de encontro. Ela produz saberes, artefatos, fazeres e identidades formando um sujeito ativo e de complexas interações. É no encontro consigo, com Deus e com o outro que se pode compreender sonhos, perspectivas e propósitos.

Em 2019, o Serviço de Pastoral Escolar e o Serviço de Orientação Educacional apresentaram algumas inovações para o projeto de encontros de formação dos anos de transição: 5º e 9º ano EF e 3º ano EM. Eles foram pensados com o objetivo de valorizar ainda mais esta etapa da vida estudantil que estão passando e prepará-los para os próximos desafios que estão por chegar devido a transição dos níveis de ensino.

IMG-20190516-WA0022.jpg​Oficina para reflexão e autoconhecimento

Os encontros aconteceram na cidade de Bom Princípio, berço da missão educativa Marista em nosso estado. O local é uma casa de formação e cultivo da espiritualidade e valores maristas em que ocorrem encontros formativos, cursos e retiros. Ela possui um propício local para integração e convivência com diversas salas, campo de futebol, ginásio e pomares.

Os encontros formativos aconteceram ao longo do primeiro semestre e abordaram temáticas que visam contribuir com a formação integral dos nossos estudantes. Com turmas de 5º ano EF abordamos temas como amizade, respeito, autoconhecimento e expectativas. Com as turmas de 9º ano EF trabalhamos os temas solidariedade, protagonismo, projeto de vida e relacionamento.

IMG-20190725-WA0072.jpgAtividades ao ar livre, em meio à natureza​

Já com as turmas de 3º ano do EM a temática trabalhada foi projeto de vida, onde tivemos um convidado especial para contribuir com a atividade, o Sr. Marcos Broc, representante do setor de Vida Consagrada e Laicato da Rede Marista. Ele ajudou os estudantes a refletirem sobre o presente e a fase futura que estão prestes a ingressar.

Os jovens também puderam participar de uma gincana cooperativa, promovida pelos Irmãos que moram no local. Todos puderam se divertir e exercitar sentimentos de empatia, cooperação e integração, além de curtir os espaços ao ar livre que a casa oferece.

Em cada momento uma significativa experiência de encontro. “Nossos estudantes saíram alimentados no corpo e na alma.  São momentos como estes, que como escola marista, acreditamos serem transformadores e geradores de inspirações que transformam vidas e que vão transformando outas vidas" destaca nosso Coordenador de Pastoral, Anderson de Oliveira.​

Outras atividades serão realizadas pelo Serviço de Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional para que estas turmas possam se sentir preparadas para os próximos níveis de ensino que frequentarão em 2020.

Confira abaixo alguns registros desses momentos: