Formar para educar com qualidade

28/07/2021
Formação
Entre 19 e 23/7, educadores do Marista Champagnat participaram da Jornada Pedagógica de Inverno

​​Um dos compromissos do Marista Champagnat, enquanto instituição de ensino, é valorizar e incentivar a busca constante pelo aprimoramento formativo de seus educadores. Para isso, ao longo do ano, são realizados diversos momentos de diálogo e reflexão da prática educativa, processos pedagógicos e aprofundamento da história e dos valores maristas.

Entre os dias 19 e 23/7, professores e monitores de aprendizagem participaram da Jornada Pedagógica de Inverno. De forma online, o momento de formação foi articulado juntamente ao 16º Congresso do Ensino Privado, promovido pelo SINEPE, e contou com uma ampla programação, desde painéis de discussão até trilhas de aprendizagem com diversos palestrantes, focadas por níveis de ensino (educação infantil, anos iniciais, anos finais e ensino médio) e infâncias, adolescências e juventudes.

A professora de Artes, Giordana Dal Castel, destaca um ponto que chamou a sua atenção durante a trilha Investigação: do problema à solução, que ocorreu no último dia da Jornada: “Construir aulas a partir de perguntas-problema é uma ótima ideia para que os estudantes ativem sua participação. A partir da pergunta, eles podem construir o conteúdo por conta própria, criando ainda mais problematizações em cima dos temas trabalhados com o professor. Dessa forma, o conteúdo não é apenas exposto, mas construído de forma coletiva pelos estudantes. Fico feliz em pensar que essas questões se relacionam muito com os processos de aprendizado e avaliação a partir das Sequências Didáticas e Projetos de Iniciação Científica do nosso colégio. Estamos no caminho certo, buscando um currículo construído em conjunto, dando autonomia aos estudantes."

Acreditamos, cada vez mais, que oferecer momentos de formação como esse contribuem diretamente para a qualidade de ensino ofertado, uma vez que educadores passam a adquirir novos conhecimentos, que serão levados para a sala de aula.

Sobre o Colégio

Fundado em 1920, o nosso Colégio centenário é um espaço de aprendizado, descoberta e construção de novos conhecimentos. Integramos a Rede Marista, constituída por 19 Colégios pagos, sete Escolas Sociais gratuitas, nove Centros Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios.

Estamos instalados no bairro Partenon, dentro do Campus da PUCRS, região Leste de Porto Alegre, numa área privilegiada, com mais de 4 mil metros quadrados. Possuímos infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino.

Mais de 170 educadores se envolvem, todos os dias, para oferecer uma educação de qualidade que marca a vida dos que passam pela nossa escola. Cerca de 1,2 mil estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai muito além da sala de aula. ​

BOTÃO.png