Formação Integral

05/04/2019
Formação
Nossos Encontros de Formação proporcionam aos estudantes a reflexão sobre o seu papel no mundo.

​​Neste mês de abril, iniciamos mais uma série de atividades do nosso Programa de Formação Humano Cristã com as turmas. O Serviço de Pastoral Escolar junto com o Serviço de Orientação Educacional, planeja e executa as atividades do programa.

Os encontros formativos acontecem durante todo o ano e são realizados na Casa Marista da Juventude – Caju. São momentos em que realizamos reflexões, orações e partilha sobre temas relacionados a fé e a vida. Além do estudo, os estudantes têm momentos de integração e confraternização, para que possam exercitar a boa convivência. A cada ano são trabalhadas temáticas diferentes que são previamente escolhidas tendo em vista a etapa de desenvolvimento humano de cada turma.

Texto auxiliar da imagem

Momento de reflexão com a turma 144, conduzido pelo
Coordenador de Pastoral, Anderson Oliveira

As primeiras turmas deste ano a realizarem o momento de formação foram a 144, 173 e 223. Os temas trabalhados foram amizade e respeito pelas diferenças, empatia e projeto de vida.

Os primeiros encontros foram realizados com muita alegria. Segundo um dos nossos agentes de Pastoral, Eder de Oliveira, “Foram momentos de troca de conhecimentos repletos de esperança que nossos estudantes cultivem a verdadeira amizade e façam a diferença no mundo". ​

Dependendo da temática do encontro, ao final deles, nossos estudantes ainda podem desfrutar dos espaços em meio à natureza que a Caju oferece, como as trilhas ecológicas.

Educação marista

Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​