Navegar para Cima

Notícias

Fórum de Tecnologias

27/08/2019
Nosso jeito de educar
Formação continuada sobre tecnologias educacionais para nossos educadores

​​No dia 20/8 aconteceu o 2º Fórum Marista de Tecnologias Educacionais, produzido pela UMBRASIL em parceria com as Províncias do Brasil Marista. O evento virtual buscou instituir um espaço/tempo para desafiar os educadores a falar sobre o futuro, a refletir sobre processos de gestão e de docência mais flexíveis, a consolidar práticas de ensinar e de aprender mais diversificadas e inclusivas.

A primeira edição do fórum foi realizada em 2014 e buscou trazer à reflexão a relação Tecnologia e Educação na perspectiva da gestão, do conhecimento e da prática docente. Neste ano o tema proposto foi Gestão e aprendizagem: vamos falar de futuro? com o objetivo de promover gradativamente um novo desenho para a inserção da tecnologia.

Tivemos um grupo de educadores participando deste importante momento, entre eles professores assessores de área, Coordenadoras, profissionais das tecnologias educacionais, entre outros. Nossa professora de Matemática dos Anos Finais, Claudia Jobim, foi convidada pela Umbrasil a apresentar no Fórum um pouco do trabalho que realiza com os estudantes linkando a parceria do laboratório de tecnologias com a área exata.

“O ensino da Matemática baseado na instrumentação tradicional com uso de "lousa" na qual são reproduzidos os conceitos da área e seus respectivos exercícios não condiz mais com a modernidade. Sendo assim, há três anos na aula compartilhada entre Arte e Matemática inseriu-se o tópico Robótica Educacional, onde os estudantes são desafiados a desenvolver algoritmos para solução de problemas cotidianos.  Os conteúdos de Matemática nos seus contextos, conceitos e aprendizagens são levados aos estudantes através de uma metodologia dinâmica, lúdica, criativa, com autonomia e senso de equipe, a fim de elaborar um raciocínio lógico, visando qualificar ainda mais o ensino. Produzir conhecimentos e não reprodução de conteúdos é o diferencial Marista de ser", destaca a professora Claudia.

WhatsApp Image 2019-08-20 at 08.39.17.jpgProfessora Cláudia Jobim representando nosso Colégio no Fórum

Vivemos em tempos de grandes mudanças. Nossa sociedade comunica-se e relaciona-se numa intensidade e velocidade rápida e muita intensa. Neste contexto, a escola precisa estar sempre atualizada e dialogando com esta realidade. “O ambiente educativo escolar não pode ser diferente do mundo externo, deve acompanhar as mudanças, o novo perfil das relações e das juventudes. O mundo está cada mais conectado, com informações e produção de todos os tipos de conteúdo. A escola deve acompanhar essa tendência, trazendo a tecnologia para dentro da sala de aula, proporcionando atividades diferenciadas e que engaje e desafie esse novo perfil discente, árduo por novos conhecimentos e possibilidades" destaca Carla Janice, nossa Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio.​