Navegar para Cima

Notícias

Garatujas: você sabe o que são?

14/06/2021
Educação
Os traços que antecedem os desenhos são essenciais para o desenvolvimento na primeira infância

Garatujas compreendem a fase inicial do grafismo das crianças, contribuindo para que elas possam encontrar formas mais próximas de representar a realidade. Esses rabiscos antecedem a fase do desenho figurativo e são também uma das formas das crianças expressarem seus desejos, sentimentos e de compreender o mundo ao seu redor. Em nosso Colégio valorizamos e acompanhamos esses traços que fazem parte do desenvolvimento na primeira infância.

O desenho é uma forma de manifestação simbólica das crianças. Essa função também pode ser chamada de inteligência representativa, e é fundamental para retratar o interior e se expressar. Isso é uma importante aquisição para a comunicação e relação com o outro, que pode ser fortalecida a partir das interações e vivências das crianças. 

Nos desenhos infantis, ou grafismos, existem características que são instigadas durante a experiência, como noção de espaço e coordenação de gestos, que possibilitam diferentes traços e marcas e intensidade. Os desafios na estruturação do pensamento como a projeção do mundo observado para o que foi desenhado, a concentração, a atenção e a composição do desenho também merecem destaque.

Sabendo que as representações da função simbólica são a base para as construções futuras das crianças, como escrita, leitura, interpretação e criação, é preciso, assim, explorar as potencialidades das crianças, a fim de ampliar seus repertórios. Existem vários tipos de desenhos, como espontâneo, contemplativo, figura humana, intervenção etc., sendo todos eles importantes nessa fase de apropriação e construção das crianças. 

O acompanhamento das garatujas é feito de forma individualizada e personalizada por meio da coleta de desenhos de cada criança em determinados períodos do ano. Durante esse processo são inseridos novos desafios e sugestões com uso de diferentes marcadores e objetos.

Garatujas: a prática no cotidiano do colégio

professora da turma N1A, Milena Berton, relata o processo inicial de criação das garatujas pelos estudantes. "O ato de desenhar propicia uma grande caminhada pela imaginação. Inicialmente são realizadas com o corpo, pintando com as mãos, dedos, sentindo texturas, apreciando as cores e suas misturas. Aos poucos, as formas vêm chegando e dando espaço a figura humana, quadrados, bolinhas, traços de vários formatos. Nas aulas, oferecemos momentos e propostas em que os estudantes possam rabiscar e desenhar, experimentar o simples ato de perceber as marcas no papel.  Assim, nessas garatujas surgem histórias que lindamente são contadas por eles, uma rica oportunidade também para o estímulo a expressão oral e ao diálogo entre a gente. "

Conforme vão crescendo, as percepções e os grafismos começam a se modificar, conforme relata a professora ​da turma N2C, Patrícia Fonseca​. “A gente consegue perceber exatamente o processo de desenvolvimento da criança através da garatuja. No início, tudo é bastante amplo, eles querem desenhar na parede, ter espaço. E, à medida que passam para os nível 2 e 3, já começamos a limitar os espaços para uma folha A3, depois A4, além de ir diversificando as técnicas: primeiro com o uso d​a mão, depois com pincéis, giz grosso, canetinha... Além disso, se percebe que quando são pequenininhos, os estudantes começam a desenhar pelo prazer do movimento, e depois, conforme vão evoluindo, começam a explorar e a pensar sobre o desenho, enriquecendo o processo de aprendizagem."

Podemos considerar, portanto, os desenhos iniciais das crianças como garatujas. Nessa fase, há o interesse no efeito na descoberta do efeito que o lápis tem sobre o papel e o predomínio da imaginação e do lúdico. Os grafismos infantis, dessa forma, fazem parte do desenvolvimento motor e sensorial das crianças. Além disso, são as primeiras manifestações do processo de escrita que serão desenvolvidos em sua vida escolar. ​