As histórias em quadrinhos (HQs) costumam agradar a todos por sua leitura dinâmica, ilustrativa e envolvente. Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat produziram suas próprias HQs na aula da área do conhecimento de Linguagens.
Os estudantes criaram personagens e histórias, utilizando materiais artísticos diversos ou digitais, como desenhos à mão, softwares, aplicativos, fotografias e imagens recortadas de revistas.
No componente curricular de Arte, foram trabalhados os conteúdos nucleares de identificação de movimentos artísticos e de artistas relevantes no contexto da aprendizagem; a criação artística como experimentação e expressão pessoal e a fomentação de discussões coletivas e intervenções particulares. Em Língua Portuguesa, os estudantes puderam conhecer a história das HQs e seus principais representantes, além de aprender sobre coesão e variação linguística, reconhecer valores semânticos e relacionar linguagem verbal e não verbal. Os gêneros textuais, expressões idiomáticas no discurso e estratégias de interpretação contextual foram trabalhados pelo componente de Língua Inglesa. E em Educação Física, os estudantes aprenderam sobre a superação de preconceitos e estereótipos nas práticas corporais e sua relação com a ética e a moral. Ainda foram abordados a importância do eu e do outro na construção coletiva e os cuidados com a saúde emocional, física e mental.
O resultado dessa prática interdisciplinar foi o aprendizado de forma lúdica e interativa, proporcionando aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental um conhecimento por inteiro.
Sobre os Anos Finais do Marista Champagnat
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.
Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2021, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.