Jornada Pedagógica: formação continuada

17/02/2020
Educação
Educadores do Marista Champagnat participam de semana de estudos e aprimoramento da prática pedagógica

​​​​​​​​​​​​Um dos principais diferenciais do Marista Champagnat é a formação continuada de educadores com​ vistas ao aprimoramento constante dos profissionais que atuam em nosso Colégio. Ao longo do ano, proporcionamos momentos de estudos, de imersão nos documentos pedagógicos, partilha de boas práticas, além de vivências pastorais, de integração e aprofundamento da história do Instituto e dos valores maristas.

No início do ano, entre os dias 10 e 14/2, professores e técnicos da educação participaram da Jornada Pedagógico-Pastoral. Na segunda-feira foi o dia de receber os novos educadores, com um momento formativo com o setor de Pastoral Escolar, Vice-direção e Comunicação. Os colaboradores, que iniciam em 2020 seu trabalho conosco, conheceram a história do nosso fundador São Marcelino Champagnat, nossos valores maristas, documentos que norteiam nossa prática pedagógica e o perfil de um profissional do Marista Champagnat.

Na terça-feira de manhã a Direção fez a acolhida oficial a todos os educadores com uma oração especial em alusão ao ano centenário. Neste dia, foram oportunizadas as palestras Contribuições da Neuropsicologia e da Psicopedagogia para sala de aula e Como trabalhar as Funções Executivas Cerebrais na sala de aula, com Andreia Gonçalves.

Os educadores também aprofundaram conceitos sobre a avaliação formativa e participaram da oficina Aprender e avaliar a partir das múltiplas linguagens.

​No dia 12/2, todos os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio dos Colégios Maristas de Porto Alegre participaram do momento formativo promovido pela Rede no auditório do prédio 40 da PUCRS, com a temática Educação Marista, currículo e contemporaneidade. Para os demais educadores do Marista Champagnat, a programação ficou por conta da palestrante Angela Martins Rorato que abordou o tema Princípios da comunicação não-violenta.​

Na quinta-feira, foi promovido um momento de estudo e espiritualidade para todos os educadores com a Campanha da Fraternidade 2020. Neste dia, os professores também se reuniram para o planejamento do ano letivo.

Quadro de educadores do Marista Champagnat - ano letivo 2020

O dia 14/2 foi destinado a uma saída de convivência e integração entre todos os educadores do Marista Champagnat. O local escolhido foi a Morada dos Bugios, localizada em Águas Claras, espaço ao ar livre com diversas atividades esportivas e lúdicas.​

Confira mais fotos da Jornada Pedagógico-pastoral no álbum abaixo