São Marcelino Champagnat já dizia que “educar é uma obra de amor”. Com essa importante frase, nosso fundador deixa claro que o processo educativo é desafiador e encantador, pois exige constância, dedicação e empenho de todos os envolvidos.
O Colégio Marista Champagnat acredita muito na parceria entre família e escola porque essa união de esforços é benéfica a toda comunidade educativa. Para além disso, temos como premissa trabalhar com uma educação estruturada no relacionamento e na participação dos três protagonistas que se tornam parceiros interativos e fundamentais da escola: crianças, educadores e famílias.
Pensar e colocar nossos estudantes como agentes de sua aprendizagem e protagonistas do seu saber, incentivando assim a pesquisa, o processo criativo, crítico, autônomo, empreendedor e solidário é de suma importância para o seu desenvolvimento integral, como criança de hoje e o adulto de amanhã.
A fim de estreitar ainda mais esses laços que nos unem e trocar experiências sobre os desafios de educar, na última segunda-feira, 31/5, realizamos o Webinar “O amor que educa: autonomia, limites e frustração”, ministrado pela psicóloga Andréia Pott, direcionada para os pais da Educação Infantil.
Durante a atividade, a convidada trouxe importantes aspectos que vão muito ao encontro da pedagogia de escuta que buscamos desenvolver diariamente com nossos estudantes. Dentre diversos pontos abordados, podemos destacar alguns:
- A criança aprende pelo que é dito, mas principalmente pelos exemplos;
- Crianças precisam ter o desejo de crescer;
- Estimule e transmita segurança para criança com frases positivas como “Eu sei que você consegue fazer isso sozinho”, ou “Quando precisar de mim, eu estarei aqui para ajudar”;
- Permita que a criança conheça seus próprios limites, não faça por ela o que ela já tem condições de fazer sozinha;
- Escute. Baseie o relacionamento no diálogo.
Sobre a Educação Infantil
Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos), cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.
Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.