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Júri simulado: um exercício de conhecimento e argumentação

22/09/2021
Educação
3º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat realiza Júri simulado sobre tecnologias digitais e redes sociais

​​​​"Tecnologias digitais e redes sociais".

Qual o seu posicionamento a respeito do tema e por quê?

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat realizaram um exercício de cidadania, protagonismo e argumentação, ao analisarem a problemática sob diferentes prismas: a favor (advogado de defesa), contra (promotoria) e juiz​. 

Com base no capítulo 17, do módulo 6 de Filosofia do Sistema Marista de Educação, a atividade Júri simulado, proposta pela professora Fernanda Felix de Oliveira, teve como objetivo aprofundar a pesquisa sobre o tema e promover a habilidade de argumentação. "Os estudantes trouxeram argumentos diversos baseados em estudos da área de psicologia, outros argumentos constituídos a partir da visão de Filósofos como Martin Heidegger, Zygmunt Bauman, entre outros", complementa a educadora.

A partir do conteúdo de implicações ético-políticas do desenvolvimento tecnológico, o terceirão do Marista Champagnat refletiu sobre a importância do diálogo como meio para conhecer as diferentes perspectivas e desenvolver consciência crítica a respeito das novas formas de comunicação.

Para o estudante Gabriel Korzenieski, o Júri simulado foi uma maneira de aprofundar os estudos sobre o tema e relacionar teoria e prática. "Foi interessante ver as propostas dos colegas, principalmente dos advogados de defesa, visto que tinha que relacionar meus próprios estudos com os deles, e realizar na hora uma contra proposta, que só se tornaria possível de ser realizada com a compreensão que a própria atividade proporcionou sobre o tema"​, relata.

Saiba como será o Novo Ensino Médio 

Com a implementação do Novo Ensino Médio em 2022, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos. ​

Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais. 

Os Itinerários Formativos serão estruturados a partir da combinação de áreas de conhecimentos integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões: 

  • Núcleos de Aprofundamento: o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de conhecimento a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão 15 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.

  • Percursos Investigativos Optativos: esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.​​​

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