"Tecnologias digitais e redes sociais".
Qual o seu posicionamento a respeito do tema e por quê?
Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat realizaram um exercício de cidadania, protagonismo e argumentação, ao analisarem a problemática sob diferentes prismas: a favor (advogado de defesa), contra (promotoria) e juiz.
Com base no capítulo 17, do módulo 6 de Filosofia do Sistema Marista de Educação, a atividade Júri simulado, proposta pela professora Fernanda Felix de Oliveira, teve como objetivo aprofundar a pesquisa sobre o tema e promover a habilidade de argumentação. "Os estudantes trouxeram argumentos diversos baseados em estudos da área de psicologia, outros argumentos constituídos a partir da visão de Filósofos como Martin Heidegger, Zygmunt Bauman, entre outros", complementa a educadora.
A partir do conteúdo de implicações ético-políticas do desenvolvimento tecnológico, o terceirão do Marista Champagnat refletiu sobre a importância do diálogo como meio para conhecer as diferentes perspectivas e desenvolver consciência crítica a respeito das novas formas de comunicação.
Para o estudante Gabriel Korzenieski, o Júri simulado foi uma maneira de aprofundar os estudos sobre o tema e relacionar teoria e prática. "Foi interessante ver as propostas dos colegas, principalmente dos advogados de defesa, visto que tinha que relacionar meus próprios estudos com os deles, e realizar na hora uma contra proposta, que só se tornaria possível de ser realizada com a compreensão que a própria atividade proporcionou sobre o tema", relata.
Saiba como será o Novo Ensino Médio
Com a implementação do Novo Ensino Médio em 2022, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais.
Os Itinerários Formativos serão estruturados a partir da combinação de áreas de conhecimentos integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões:
Núcleos de Aprofundamento: o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de conhecimento a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão 15 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.
Percursos Investigativos Optativos: esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.