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Júri Simulado no Século XIX

18/11/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental realizam Júri Simulado baseado em história ocorrida no século XIX

​​​​​​​​Nossos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental têm como proposta de trabalho do componente curricular de história, durante o 3º semestre, a realização de um Júri Simulado, baseado em fatos reais. Cada uma das turmas recebeu partes transcritas de um processo-crime, que ocorreu durante o século XIX, para que iniciassem a construção do seu próprio Júri. 

Os estudantes distribuíram previamente o papel que cada um deles interpretaria, e então passaram a organizar as provas do crime, os depoimentos, a defesa, e o que mais achassem necessário para a realização de um julgamento, levando em consideração o contexto histórico em que se passou o crime, no século XIX, período pós independência e de formação da nação brasileira. De acordo com a professora da disciplina, a atividade busca aplicar algumas das competências do componente curricular de história. 

Para iniciar os preparativos da atividade, os estudantes prestigiaram uma palestra na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com a advogada criminalista e professora de Direito da PUCRS, Helena Lahude Costa Franco, para que eles conhecessem as etapas e curiosidades de um tribunal do Júri. Após a palestra, os estudantes começaram a construir os preparativos da simulação, confeccionaram a toga que seria utilizada no tribunal, montaram suas falas, foram em busca das provas do crime e ensaiaram para o dia do Júri. 

Após os preparativos, cada turma realizou a sua apresentação, englobando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para caracterizar um julgamento ocorrido no século XIX. Durante as encenações, tivemos a presença da advogada criminalista Juliana Leopardo e da estudante de direito da PUCRS Jéssica Araújo.  

Sobre os Anos Finais

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2020, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências. 

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